Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Máfia do ISS de SP dava mesada até a "fiscais honestos"

Servidores faziam hora extra para agilizar expedição de quitação do ISS para construtoras

São Paulo|

Luiz Alexandre Cardoso de Magalhães (foto) denunciou que auditora recebia propina
Luiz Alexandre Cardoso de Magalhães (foto) denunciou que auditora recebia propina Luiz Alexandre Cardoso de Magalhães (foto) denunciou que auditora recebia propina (DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO)

A auditora fiscal Paula Sayuri Nagamati delatou uma "mesada" existente na Secretaria Municipal de Finanças durante a gestão Gilberto Kassab (PSD) que beneficiaria fiscais tidos como honestos que colaboravam com a máfia do ISS (Imposto Sobre Serviços). A mesada era paga para que os servidores trabalhassem além de suas cotas normais de serviço, para tornar eficiente o departamento onde eram expedidas as guias de quitação do ISS para construtoras.

Segundo o promotor Roberto Bodini, que lidera as investigações do caso, havia três tipos de servidores no departamento. O primeiro tipo eram os 100% honestos, que chegavam, analisavam os processos que estavam em suas mesas e iam embora.

O segundo eram os que também não cobravam propina de ninguém, mas recebiam a mesada para analisar mais processos do que precisariam. O terceiro eram os integrantes da máfia, que cobravam propina para analisar os processos de forma fraudulenta, beneficiando empresas que pagavam menos imposto do que deveriam.

Prefeito diz que há indícios de que fiscais suspeitos de corrupção tenham contas no exterior

Publicidade

Fraude do ISS faz prefeitura de SP notificar 400 prédios

O depoimento de Paula durou cerca de três horas e foi tomado por iniciativa da suspeita. Ela já havia prestado depoimento ao MPE na condição de testemunha, mas sua situação mudou depois de o auditor Luiz Alexandre Cardoso de Magalhães denunciar que ela recebia propina.

Publicidade

Paula, amiga de Ronilson Bezerra Rodrigues, tido como chefe do esquema, trabalhou cerca de um mês no departamento. Depois, foi chefe de gabinete do secretário Mauro Ricardo. 

Propina do ISS envolve construtoras, shopping e hospital

Receita com ISS sobe 42% em SP após desmonte de fraude

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.