Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários fazem vaquinha para pagar salário de funcionários demitidos durante a greve

Paralisação durou cinco dias e foi suspensa pela categoria, que faz assembleia hoje

São Paulo|Amanda Mont'Alvão Veloso, do R7

Greve da categoria foi suspensa após cinco dias da paralisação
Greve da categoria foi suspensa após cinco dias da paralisação Greve da categoria foi suspensa após cinco dias da paralisação

Os metroviários de São Paulo estão arrecadando dinheiro doado espontaneamente por funcionários para pagar os salários de 42 empregados demitidos por justa causa durante a greve, informou o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Alex Fernandes. Onze membros da entidade classista estão entre as demissões.

— Esses 42 trabalhadores tiveram seu direito de trabalhar covardemente cassado.

O representante do sindicato não soube informar a quantidade arrecadada até agora. De acordo com o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, os demitidos são funcionários que impediram que outros trabalhadores exercessem as atividades, cometeram atos de vandalismo e utilizaram o sistema de som do Metrô de forma inadequada.

A categoria realiza uma assembleia nesta quarta-feira (25), na sede do sindicato. Segundo Alex Fernandes, as lideranças estão convocando os trabalhadores desde a última semana para retomar a campanha salarial, suspensa junto com a greve no dia 9 de junho.

Publicidade

Ainda de acordo com o secretário do sindicato, a assembleia de hoje não vai abordar a greve, mas os metroviários não descartam cruzar os braços mais uma vez, antes do fim da Copa do Mundo.

— A única maneira de evitar a greve é reintegrar os 42 demitidos. Nós não queremos que a população seja prejudicada, porém a única forma de fazer a nossa luta é parando nosso serviço. Se o governador não quiser prejudicar a população, a catraca livre é a nossa proposta.

Publicidade

O governo já disse que não irá reconsiderar os desligamentos. A paralisação de cinco dias foi encerrada após ser declarada abusiva pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), e ainda rendeu uma multa de R$ 900 mil para a categoria, que teve o valor bloqueado de sua conta pelo TRT para garantir o pagamento da penalidade.

O sindicato dos engenheiros também recebeu multa de R$ 400 mil, cujo pagamento foi parcelado em 40 vezes.

Publicidade

A Justiça do Trabalho definiu o reajuste salarial dos metroviários em 8,7%, bem abaixo dos 35,47% exigidos pelo sindicato no começo da campanha salarial. Nas últimas negociações, eles haviam concordado com 12,2%. Mesmo assim, com a deflagração da greve, o Metrô encerrou as conversas e pediu que o TRT determinasse os índices de aumento do salário e dos benefícios.

Sindicato anuncia reintegração de dois metroviários demitidos, mas empresa nega

Metroviários desistem de retomar greve amanhã

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.