Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ficar em pé 6 horas por dia ajuda a emagrecer, diz pesquisa

Risco de obesidade cai 32% para os que ficam mais tempo levantados

Saúde|Do R7

Prática de exercício físico não deve ser dispensada, diz pesquisador
Prática de exercício físico não deve ser dispensada, diz pesquisador Prática de exercício físico não deve ser dispensada, diz pesquisador

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que ficar de pé seis horas por dia ajuda a eliminar um terço da gordura corporal. Esse tempo levantado está ligado à diminuição de 32% das chances de obesidade. A pesquisa foi publicada na revista Mayo Clinic Proceedings.

A pesquisa envolveu mais de 7.000 adultos, que ficaram de pé seis horas todos os dias e mediu a massa corpórea, gordura corporal e circunferência da cintura. Em homens, ficar em pé diminuiu as chances de obesidade em 32%. Já ficar levantado por cerca de 12 horas, o risco da doença diminui 59%. Mais do que 12 horas em pé não alterou as chances de obesidade.

Conheça 10 alimentos que parecem saudáveis, mas sabotam sua dieta

Nas mulheres, ficar em pé seis, 12 e até metade do dia, diminuiu a possibilidade da doença em 35%, 47% e 57%, respectivamente. No sexo feminino, a principal diferença foi na circunferência abdominal.

Publicidade

A prática de exercícios físicos aliada a ficar de pé durante o dia se mostrou ainda mais eficaz no combate á obesidade, segundo a pesquisa.

Veja 10 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Publicidade

O autor do estudo, Kerem Shuval, ressaltou que a atividade física é extremamente importante, porque o gasto energético não aumenta significativamente quando a pessoa está de pé, se comparado a quando está sentada.

— A situação de ficar em pé está mais relacionada à postura corporal do que ao gasto de energia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.