Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Menina indiana que sofre de hidrocefalia deixa o hospital

Circunferência da cabeça da menina passou de 94 cm para 58 cm após várias operações

Saúde|

Fotos da menina provocaram uma onda de solidariedade em todo o mundo
Fotos da menina provocaram uma onda de solidariedade em todo o mundo Fotos da menina provocaram uma onda de solidariedade em todo o mundo

A menina indiana que sofre de hidrocefalia, uma doença que duplica o volume da cabeça e cujo caso provocou uma onda de solidariedade depois que uma foto da AFP mostrou a sua situação e a pobreza de sua família, saiu do hospital nesta sexta-feira (2) depois de ter se submetido a várias cirurgias. De acordo com o neurocirurgião Sandeep Vaishya, o estado de saúde de Roona melhorou significativamente.

— Nós a autorizamos a sair do hospital esta semana.Ela está pronta para viajar.

Roona Begum, de 17 meses, nasceu com uma grave anomalia neurológica que provoca o aumento de volume das cavidades que contêm o líquido cefalorraquidiano e aumenta a pressão no cérebro.

Cirurgia no cérebro salva menino que nasceu com hidrocefalia

Publicidade

Como consequência da doença, a circunferência de sua cabeça havia alcançado os 94 centímetros, quase duas vezes mais que a medida normal para uma menina de sua idade, e a impedia de ficar de pé e inclusive de engatinhar.

A circunferência da cabeça da menina passou a 58 cm após várias operações realizadas entre abril e junho na clínica particular do grupo Fortis Healthcare na capital indiana.

Publicidade

— Quando chegou aqui quase não podia se mover. Agora pode mover sua cabeça de um lado para o outro com facilidade, isso significa que os músculos de seu pescoço estão se fortalecendo.

A publicação das fotos da menina, tiradas por um fotógrafo da AFP em abril no estado de Tripura, uma região muito isolada no nordeste da Índia, provocou uma onda de solidariedade de pessoas de todo o mundo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.