Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhares de sobreviventes do Ebola sofrem dores e risco de cegueira, diz OMS

São 13 mil sobreviventes nos países mais afetados: Guiné, Libéria e Serra Leoa

Saúde|

Os sobreviventes do Ebola que resistiram aos surtos mais severos da doença são os que têm mais chances de sofrer problemas médicos constantes
Os sobreviventes do Ebola que resistiram aos surtos mais severos da doença são os que têm mais chances de sofrer problemas médicos constantes Os sobreviventes do Ebola que resistiram aos surtos mais severos da doença são os que têm mais chances de sofrer problemas médicos constantes

Milhares de africanos do oeste continental que foram infectados pelo vírus do Ebola sobreviveram, mas estão sofrendo de males crônicos, como dores agudas nas juntas e inflamação ocular que pode levar à cegueira, disseram especialistas de saúde nesta sexta-feira (7).

Ebola deixa rastro de tristeza e preconceito na Libéria

Os sobreviventes do Ebola que resistiram aos surtos mais severos da doença são os que têm mais chances de sofrer problemas médicos constantes, alertaram especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde), e sua saúde está se tornando “uma emergência dentro de uma emergência”, segundo Anders Nordstrom, representante da OMS em Serra Leoa.

— O mundo nunca viu um número tão grande de sobreviventes de uma epidemia de Ebola. Temos 13 mil sobreviventes nos três países (mais afetados, Guiné, Libéria e Serra Leoa). Isso é novo – tanto do ponto de vista médico quanto social.

Publicidade

Daniel Bausch, da equipe de cuidados clínicos da OMS para sobreviventes do Ebola, afirmou que cerca de metade de todos aqueles que derrotaram o vírus agora se queixam de dores nas juntas, e alguns têm sequelas tão graves que não conseguem trabalhar.

Problemas oculares como inflamação, visão prejudicada e – em casos graves mas raros – cegueira foram relatados por cerca de 25 por cento dos sobreviventes, segundo Bausch.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.