Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pílula de fezes congeladas pode acabar com infecção

Estudo afirma que 19 em cada 20 pacientes tratados com remédio foram curados

Saúde|Do R7

Novo medicamento promete curar pacientes que sofrem com grave infecção intestinal
Novo medicamento promete curar pacientes que sofrem com grave infecção intestinal Novo medicamento promete curar pacientes que sofrem com grave infecção intestinal

Um estudo realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, encontrou um medicamento capaz de curar uma perigosa infecção intestinal causada pela bactéria clostridium difficule. Segundo o estudo, o problema pode ser resolvido com um simples remédio: pílulas feitas com fezes.

De acordo com Ilan Youngster do Hospital Infantil de Boston e um dos integrantes do estudo, esse método de usar fezes como uma forma de tratar esse problema já era utilizado na recuperação de pacientes com órgãos transplantados.

A infecção é causada quando o paciente ingere algum antibiótico que desequilibra a quantidade de bactérias presentes no intestino. Esse antibiótico mata todas as bactérias, menos a C. difficulle, fazendo com que se inicie uma infecção que resulta em diarreias ou, no pior dos casos, colites pseudomembranosas.

O novo medicamento é produzido utilizando fezes que foram conservadas em soluções salinas e que posteriormente são processadas para retirar apenas as bactérias necessárias. Após esse processo, elas são inseridas em cápsulas e são congeladas.

Publicidade

Mania de lamber olhos dos amigos causa surto de infecção no Japão

Após testes em humanos, o remédio obteve ótimos resultados. De acordo com os pesquisadores, quase 100% dos voluntários foram curados após ingerirem as pílulas por apenas dois dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.