Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Poluição reduz anos de vida. Saiba como driblar o problema

Manter as janelas abertas manhã e limpar a casa com pano úmido são algumas medidas

Saúde|Do R7

Pessoas que moram em grandes centros urbanos têm menos expectativa de vida
Pessoas que moram em grandes centros urbanos têm menos expectativa de vida Pessoas que moram em grandes centros urbanos têm menos expectativa de vida

Bom dia! Você sabia que a poluição matou sete milhões de pessoas no mundo em 2012, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde ) divulgados em março deste ano? A conta é a seguinte: 40% das mortes foram causadas por doenças isquêmicas do coração, 40% por AVC´s (acidente vascular cerebral) e 20% por doenças respiratórias, como câncer de pulmão. Mas será que é possível prevenir os males causados pela poluição?

O otorrinolaringologista Cícero Matsuyama , do Hospital CEMA, explica que algumas medidas podem reduzir os danos causados pela poluição.

— Quando a exposição for inevitável, como sair para o trabalho ou escola, não existe fórmula mágica para a não exposição, porém, se for possível escolher, prefira os horários matinais, ou após as 20h, nunca das 15h30 às 18h30.

Poluição aumenta probabilidade de bebê nascer com autismo, diz estudo

Publicidade

Optar pelo transporte público, oferecer carona às pessoas que compartilham o mesmo itinerário, escolher transportes urbanos com energia limpa, tais como trólebus, metrô e trem são alternativas não somente para evitar exposição à poluição, mas de cidadania, como lembra Matsuyama.

No que diz respeito aos cuidados dentro de casa sim, — a poluição também entra no ambiente doméstico – o especialista recomenda especial cuidado na higienização do lar.

Publicidade

— Limpeza com panos úmidos nos móveis é melhor, pois os espanadores e similares só dispersam mais os agentes nocivos do trato respiratório.

Manter janelas abertas na parte da manhã, pois nestas horas há menor concentração de partículas poluidoras, filtros circuladores de ar e condicionadores de ar devidamente limpos (em alguns centros urbanos a periodicidade deve ser mensal), nunca utilizar motores e máquinas alimentados por combustível fóssil em ambientes fechados são algumas dicas para evitar a poluição doméstica.

Publicidade

É sabido que pessoas que moram em metrópoles são mais vulneráveis à poluição. No entanto, o médico lembra que os números não são conclusivos.

— Existem estudos que mostram que as pessoas que moram em grandes centros urbanos têm uma menor perspectiva de vida e maiores chances de desenvolver doenças respiratórias e cardiovasculares, em número algo em torno de 10% a 15%.

O especialista analisa que o ritmo de vida nas grandes metrópoles impulsionou muito o crescimento nos índices de poluição — e suas consequências — principalmente pelo incentivo ao uso de transportes individuais.

— O Brasil caminhou na contramão do bom senso verde, em que se valorizou a construção de avenidas e a não construção de linhas férreas ou metrô. Sofremos do ponto de vista econômico e, principalmente, pelo bem-estar físico da população.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.