Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase 80% das crianças Yanomami com desnutrição grave apresentam melhora

Os curumins, como são chamados pelas equipes de saúde, estão conseguindo ganhar peso; o grupo é acompanhado pela Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena)

Saúde|Da Agência Brasil

Crianças yanomamis com desnutrição grave estão conseguindo ganhar peso
Crianças yanomamis com desnutrição grave estão conseguindo ganhar peso Crianças yanomamis com desnutrição grave estão conseguindo ganhar peso

Catorze crianças yanomamis diagnosticadas com desnutrição grave e que estão sendo acompanhadas pela Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena) de Boa Vista ganharam peso, e seu quadro evoluiu para moderado.

O número representa 78% de um total de 19 curumins (como são chamadas as crianças da etnia pelas equipes de saúde), com idade entre 6 meses e 5 anos, monitoradas por equipes de saúde em razão de desnutrição grave.

"Mesmo sendo apenas uma amostra da população total de crianças desnutridas, é sinal de que o empenho das equipes e as estratégias adotadas até aqui funcionam e podem ser replicadas", avaliou o Ministério da Saúde.

O tratamento utiliza protocolos e diretrizes à base de fórmula. A pasta destacou que a adesão é um desafio, já que o uso desse tipo de alimento não faz parte da cultura yanomami.

Publicidade

Equipes fizeram uma espécie de busca ativa dentro da Casai para que as fórmulas fossem administradas adequadamente e nos intervalos definidos — algumas, de três em três horas, e outras, de quatro em quatro horas.

Os próximos passos, segundo o ministério, são a ampliação progressiva do tratamento para crianças com quadros parecidos na própria Casai e adaptações nos polos-base, o que evitará a necessidade de remoção de crianças e permitirá que elas sejam atendidas dentro do Território Yanomami.

Publicidade

"Isso vai ocorrer de maneira gradual conforme sejam ampliados os quantitativos de profissionais, bem como sua qualificação, e deve ser pactuado no âmbito do COE [Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública] Yanomami para as próximas semanas. Os quadros gravíssimos seguem sendo atendidos nos hospitais de referência da região", informou o Ministério da Saúde.

Veja sete dicas para evitar intoxicação alimentar neste verão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.