Saúde distribui "kit fissura" e faz testes contra tabagismo em SP
Campanha acontece entre às 10h e 15h na estação Barra Funda, zona oeste de SP
Saúde|Do R7
O Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo fará exames e distribuirá “kits fissura” para fumantes nesta terça-feira (28) na estação Barra Funda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na capital paulista.
A ação acontece das 10h às 15h e marca a semana do Dia Mundial sem Tabaco que acontece na próxima sexta-feira (31). O “kit fissura” é composto por fibras naturais, como damasco, uva-passa, cravo, canela em pau e casca crocante de laranja que ajudam a reduzir o desejo pelo cigarro. A orientação é que a pessoa masque algum destes ingredientes quando sentir vontade de fumar.
Os fumantes poderão realizar testes para avaliar seu grau de dependência e receberão orientações e avaliações nutricionais e odontológicas de uma equipe multiprofissional. Casos mais graves de tabagismo serão encaminhados para tratamento em uma unidade de saúde pública especializada.
Também será montada na estação de metrô uma câmara simulando o pulmão de um fumante que ficará aberta para visitação. Os tabagistas ainda poderão fazer um exame que mede o índice de monóxico de carbono no organismo.
Cigarro causa mais câncer em mulheres
De acordo com Ivone Charran, coordenadora do programa de tabaco do Cratod, além de fazer mal à saúde, fumar interfere "de forma negativa na vida social dos fumantes".
— Por isso, estamos promovendo esta ação com o intuito de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro e auxiliar os tabagistas a mudarem seus hábitos.