Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tylenol pode afetar habilidade de tomar decisões, dizem cientistas

Pesquisa da Universidade de Toronto comprovou relação entre medicamento e o cérebro

Saúde|Do R7

Cientistas comprovam relação entre Tylenol e dificuldade na tomada de decisões rápidas
Cientistas comprovam relação entre Tylenol e dificuldade na tomada de decisões rápidas Cientistas comprovam relação entre Tylenol e dificuldade na tomada de decisões rápidas

Olhos vidrados no celular, trânsito nas ruas diariamente, poluição, ar seco, calor excessivo... Todas essas situações se tornaram parte do dia a dia de moradores de cidades grandes, que têm apresentado dores de cabeça cada vez mais frequentes. Qual a solução? Abandonar a rotina provavelmente não é a principal opção para essas pessoas.

Ao chegar em casa, nada mais justo que tomar um analgésico e descansar, não é mesmo? Segundo o jornal de saúde da Universidade de Oxford, Social Cognitive and Affective Neuroscience, cientistas americanos discordam dessa ideia. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que um dos medicamentos mais comuns contra dores de cabeça e febre, o Tylenol, pode causar graves consequências para o funcionamento do cérebro, afetando principalmente a habilidade de identificar erros e fazer decisões.

Uma reportagem divulgada em 2013 já tinha alertado para os riscos do paracetamol e do acetaminofeno — componentes do Tylenol — podem afetar o funcionamento do fígado, por isso o medicamento não é recomendado para curar a famosa ressaca.

Remédios sem receita: dipirona, paracetamol e antiácidos podem prejudicar fígado, rim e levar à morte

Publicidade

A fama de matar aos poucos o fígado já é conhecida, mas as consequências no funcionamento do cérebro podem ser até imperceptíveis: mas o tempo pode fazer os sintomas piorarem.

Segundo a pesquisa, se alguém tomar um comprimido de Tylenol agora vai imediatamente começar a reagir com menos rapidez do que pessoas que não ingeriram o medicamento.

Publicidade

Para o estudo, foram analisadas 62 pessoas que participaram de um experimento onde metade delas tomou a dose recomendada do medicamento — de mil miligramas — e a outra metade ingerou placebos.

Depois disso, os participantes foram submetidos a um teste em que teriam que apertar um botão quando a letra "F" aparecesse na tela do computador, e não apertar o botão quando a letra "E" aparecesse. Esse teste basicamente identifica o quão rápido alguém consegue tomar decisões.

Publicidade

Como resultado, o grupo que tomou o Tylenol acabou apertando o botão para a letra "E" mais vezes que o outro grupo, além de deixar de apertá-lo quando a letra "F" aparecia. Segundo a equipe de cientistas, isso indica que o medicamento pode dificultar a tomada rápida de decisões.

A princípio a correlação feita foi entre o Tylenol e o aumento dos erros, mas há chances de o medicamento afetar mais potencialmente outras áreas do cérebro. Enquanto novas pesquisas não são feitas, os especialistas recomendam que o remédio não seja ingerido com tanta frequência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.