Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça as principais novidades do iOS 8 e saiba como atualizar seu dispositivo Apple

Novo sistema operacional da Apple chega aos aparelhos a partir desta quarta-feira (17)

Tecnologia e Ciência|Do R7

Entre as novidades está a possibilidade de responder mensagens diretamente da tela de notificações superior
Entre as novidades está a possibilidade de responder mensagens diretamente da tela de notificações superior Entre as novidades está a possibilidade de responder mensagens diretamente da tela de notificações superior

O iOS 8, novo sistema operacional da Apple, deve ser disponibilizado gratuitamente nesta quarta-feira (17) a todos os usuários que possuem iPhone 4s, iPad 2 e iPod touch de quinta geração ou versões mais recentes destes dispositivos.O anúncio foi feito pela Apple na lançamento dos novos iPhone 6, iPhone 6 Plus e Apple Watch.

Os novos smartphones da empresa de Cupertino começam a ser vendidos nesta sexta-feira (19) e já vão vir equipados com o iOS 8. Para atualizar é preciso ficar atento a um alerta mostrado pelo dispositivo de que uma nova versão já está disponível.

FOTOS: Saiba tudo sobre os novos iPhones

Testamos: iPad Air é o melhor tablet que a Apple já fez

Publicidade

O sistema operacional foi anunciado no WWDC, a conferência anual da Apple para desenvolvedores. No evento, a empresa destacou as principais mudanças do novo sistema operacional, como o app de Mensagens e Fotos. Segundo a empresa, esta é a versão com mais recursos para desenvolvedores desde o lançamento da App Store. A nova atualização permite, inclusive, o uso do TouchID por desenvolvedores, que antes era de uso restrito.

Para atualizar, os usuários podem acessar o ícone de "Ajustes" e verificar a disponibilidade do novo sistema na opção "Atualização ed Software". A atualização deve demorar, já que o arquivo do iOS 8 tem pouco mais de 1 GB. Para realizar a atualização, é preciso ter 5,8 GB de espaço disponível no seu iPhone, iPad ou iPod Touch.

Publicidade

Novidades do iOS 8

Entre as novidades para os usuários está a possibilidade de responder mensagens diretamente da tela de notificações superior, sem que seja preciso sair de um aplicativo que já esteja sendo usado. As notificações e ações dos aplicativos também vão poder ser acessadas diretamente da tela de bloqueio do celular. A função deve ser integrada com apps de terceiros também e não só com as soluções da própria Apple.

Publicidade

A interface multitarefa, que antes mostrava todos os aplicativos abertos no dispositivo, agora também mostra os contatos recentes. Para se comunicar com eles novamente, basta tocar nas fotos para ligar, enviar uma mensagem ou iniciar uma chamada com o Facetime.

Um novo teclado inteligente deve permitir aos usuários digitar melhor e mais rapidamente e, principalmente, evitar aquelas mensagens constrangedoras proporcionadas pelo corretor do iOS. O teclado será capaz de prever o que o usuário vai escrever e oferecer sugestões de palavras ou frases (semelhante ao Android).

Novidades do iPhone já existiam no Android

Apple Watch deve definir o futuro da tecnologia de vestir

Segundo a Apple o iOS faz ajustes nas sugestões oferecidas pelo teclado de acordo com o estilo casual dele e com a pessoa com quem ele está falando. A empresa afirma, entretanto, que o histórico de mensagens é guardado apenas no dispositivo.Outra novidade que vem junto com o iOS 8 é o iCloud Drive. Disponível também para o OS X Yosemite ou PC com Windows 7 ou superior, o iCloud Drive permite abrir e editar documentos de todos os dispositivos, semelhante ao Google Drive.

Fotos

O aplicativo de fotos dos dispositivos Apple também ganharam novos recursos. Entre eles estão novas ferramentas de edição, como filtros diferenciados e a possbilidade de corrigir aspectos das imagens registradas modificando luz, brilho, exposição e a linha do horizonte.

Com o recurso Compartilhamento Familiar é possível compartilhar com até seis pessoas as compras feitas no iTunes
Com o recurso Compartilhamento Familiar é possível compartilhar com até seis pessoas as compras feitas no iTunes Com o recurso Compartilhamento Familiar é possível compartilhar com até seis pessoas as compras feitas no iTunes

Os desenvolvedores também podem criar novos filtros e ferramentas de edição para ser usados no aplicativo.

O modo Time-lapse permite capturar a movimentação de um objeto durante um determinado período. É possível registrar, por exemplo, uma cidade se movimentando ou uma planta florescendo.

O modo configura a câmera para tirar fotos em intervalos selecionados pelo usuário para formar um vídeo que mostra uma sequência de imagens. Basta deixar o smartphone parado e registrando as fotos pelo tempo que for necessário.

Mensagens

O aplicativo de Mensagens do iOS ganhou novos recursos que o deixaram parecido com vários outros aplicativos como o WhatsApp, o Messenger ou o ICQ.

Ele é capaz de criar grupos, enviar sons em uma conversa, compartilhar vídeos feitos na hora e divulgar para os amigos a sua localização. Em uma conversa em grupo é possível ver um mapa com a localização dos integrantes.

Vida compartilhada

Com o recurso Compartilhamento Familiar é possível compartilhar com até seis pessoas as compras feitas no iTunes, iBooks e App Store sem que seja preciso compartilhar as contas.

Os itens comprados podem ser pagos com o mesmo cartão de crédito e as despesas dos filhos são aprovadas nos dispositivos dos pais.

Entretanto, é preciso ficar atento, pois, ao configurar o Comparitlhamento Familiar, os membros do grupo configurado ganham acesso às músicas, filmes, livros e apps uns dos outros.

É possível até compartilhar o mesmo calendário para toda família.

Para quem tem mais de um iGadget

Um novo recurso deve agradar os usuários que tem mais de um dispositivo Apple. Com o iOS 8 e o OS X Yosemite, é possível manter iPhone, iPad e Mac conectados.

Por meio do Handoff, o usuário pode, por exemplo, começar a escrever um e-mail do iPhone ou iPad e continuar de onde parou no Mac. Todos os dispositivos podem ser associados à mesma conta do iCloud. O Handoff pode ser usado em apps como Safari, Keynote, Mapas, Mensagens, Calendário e Contatos.

Caso o usuário não esteja próximo do seu iPhone quando o aparelho receber uma ligação, outros dispositivos recebem a notificação de que alguém está chamadno. Além disso, se os aparelhos tiverem conectados na mesma rede Wi-Fi, também podem responder à chamada recebida no iPhone. Também é possível enviar mensagens de todos os dispositivos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.