Comunidade quilombola prospera ao investir na agricultura familiar em MG
Moradores estão presentes em todas as etapas produtivas, desde o plantio até a comercialização dos alimentos
Agronegócios|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A comunidade quilombola Esperança, em Belo Oriente, Minas Gerais, investiu no trabalho em equipe para se desenvolver e crescer por meio de um projeto agrícola criado com apoio da iniciativa privada e do governo municipal. Os residentes lideram toda a cadeia produtiva, desde a plantação e o cuidado com a lavoura até a industrialização e a comercialização dos alimentos.
Com mais de 200 famílias envolvidas, a iniciativa conta com parcerias importantes, como a da empresa Cenibra (Celulose Nipo-Brasileira), e abriu caminho para que conquistasse reconhecimento da comunidade como um quilombo tradicional pelo governo federal. Na região são cultivados cerca de 6 mil pés de banana e 115 pés de graviola, que abastecem tanto empresas quanto escolas municipais.

O projeto tem transformado a vida de diversas famílias empreendedoras. Warley Lima dos Reis, que trabalhava como soldador, se tornou agricultor promissor na região. “A partir do momento em que a gente plantou o maracujá, minha irmã começou a fazer polpa. Hoje, a nossa renda é só daqui”, comemora.
A comunidade conta com a assistência técnica da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), que oferece orientação e apoio para o desenvolvimento de projetos e atividades agrícolas eficientementes.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
