Logo R7.com
RecordPlus

Hidroponia é aposta de agricultores familiares para economia de recursos e tempo

Método envia quantidades proporcionais de água e nutrientes para cada tipo de cultura, gerando resultados acima do esperado

Agronegócios|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A hidroponia é uma técnica utilizada por agricultores familiares para aumentar a produção de hortaliças com menor impacto ambiental.
  • Maria das Neves, uma agricultora de Itambé, implementou o sistema há três anos, superando desafios climáticos na plantação.
  • O método permite uma colheita mais rápida, com hortaliças prontas em 21 dias, em comparação aos 40 dias do cultivo em solo tradicional.
  • A produção hidropônica impulsiona a economia local, com escoamento via Programa Nacional de Alimentação Escolar e vendas em supermercados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A hidroponia foi a aposta de uma agricultora da cidade Itambé, em Pernambuco, para superar as dificuldades na produção de hortaliças, com um resultado que superou as expectativas. Com a proposta de produzir mais com menos impacto ambiental e maior eficiência, o sistema tem revolucionado o trabalho no campo e oferecendo novas oportunidades para a agricultura familiar.

A produtora Maria das Neves iniciou o projeto há três anos, após descobrir a técnica em pesquisas na internet na busca por soluções para os períodos de chuva e seca que dificultavam a plantação.


O sistema, desenvolvido em uma estufa, utiliza tubos que injetam porções controladas de água com uma solução nutritiva a cada 15 minutos. O resultado é mais economia hídrica e nutrientes necessários direcionados para cada cultura.

Técnica proporciona maior controle do uso de água, além de períodos mais curtos por ciclo Reprodução/Record News

A lista de vantagens da hidroponia também inclue produção mais rápida em comparação ao modelo tradicional em solo: as hortaliças atingem o ponto ideal de colheita em 21 dias, enquanto no cultivo tradicional levam o dobro do tempo.


Com o melhor aproveitamento e ciclos constantes, a produção no município tem movimentado a economia local e aquecido o comércio. O escoamento das hortaliças se dá por meio do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além da venda para os supermercados e entregas em regiões próximas.

E o sistema hidropônico não é a única aposta de Maria, que utiliza também a areia branca, outro formato de produção com vantagens na porosidade do grão, que impede a infiltração. Tal modelo inibe a atividade biológica, como, por exemplo, a presenças de ervas daninhas e, assim, otimizam o tempo de trabalho em cada hortaliça plantada.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.