Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mancha inicial de óleo vazado no Nordeste tinha 200 km de extensão

Diretor executivo da HEX afirma que a empresa processou a reconstituição das manchas localizadas há cerca de 700 quilômetros da costa brasileira

Brasil|

Vazamento teve início entre 28 de julho e 1º de agosto
Vazamento teve início entre 28 de julho e 1º de agosto Vazamento teve início entre 28 de julho e 1º de agosto

Relatório divulgado nesta sexta-feira pela empresa de tecnologia geoespecial HEX, que ajudou a Polícia Federal no inquérito que busca identificar a origem do óleo vazado que alcançou a costa brasileira, informou nesta sexta-feira (1º) que a mancha inicial possuía uma extensão de 200 quilômetros na superfície.

De acordo com Leonardo Barros, diretor executivo da HEX, a empresa processou a reconstituição das manchas localizadas, deparando-se, por fim, com a origem do óleo vazado, há cerca de 700 quilômetros da costa brasileira.

Leia mais: Dona de navio suspeito diz que não foi procurada pelo Brasil

"Sabíamos que era uma mancha que estava originada ali (por imagem de acervo). Duzentos km de extensão", disse Barros, acrescentando que a análise de imagens de satélite da agência espacial europeia e da Nasa permitiram estimar que o vazamento teve início entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.

Publicidade

Barros, no entanto, ponderou não ser possível pontuar se o vazamento foi acidental ou criminoso.

"Em hipótese alguma, por meio das imagens de satélite que realizamos, é possível identificar se foi um acidente ou se foi algo proposital. Não existe possibilidade de fazer essa afirmação", pontuou em entrevista coletiva a jornalistas em Brasília.

Publicidade

Segundo Barros, a identificação do navio suspeito de ter vazado o petróleo que atingiu centenas de localidades no litoral da Região Nordeste aconteceu entre os dias 23 e 24 de outubro.

Leia também: Alvos da PF negam ligação com empresa do navio acusado

Publicidade

De acordo com procuradores do MPF (Ministério Público Federal), a suspeita é que o navio de bandeira grega Bouboulina, da empresa Delta Tankers, tenha sido o responsável pelo vazamento de petróleo venezuelano que chegou às praias nordestinas.

A Delta Tankers confirmou que a embarcação deixou a Venezuela em 19 de julho rumo a Melaka, na Malásia, mas disse que a embarcação descarregou toda sua carga no destino final.

Para averiguar a origem da mancha e, posteriormente, localizar a embarcação suspeita, a HEX realizou o cruzamento de dados das imagens rastreadas com dados de embarcações (AIS).

"A partir do momento em que estabelecemos o polígono da mancha(... nós pegamos os dados AIS e verificamos se havia alguma rota, embarcação que intersectava o polígono daquela mancha naquele intervalo de tempo", disse Barros, acrescentando que parte da mancha localizava-se submersa.

De acordo com dados do Ibama, 296 localidades de 101 municípios dos 9 Estados do Nordeste registraram manchas de óleo desde que elas começaram a aparecer no litoral nordestino no início de setembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.