Estudo aponta ganhos econômicos do saneamento para comunidades vulneráveis na bacia do rio Pinheiros
Acesso à água tratada provoca aumento de renda e diminuição dos gastos em saúde
Meio Ambiente|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil revelou os impactos econômicos da universalização do saneamento básico no rio Pinheiros, na cidade de São Paulo. A pesquisa analisou como o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto pode gerar benefícios à população da região.
Os resultados mostram que os ganhos são significativos para os moradores, e mais expressivos nas áreas mais pobres. Enquanto o benefício médio para a população é estimado em cerca de R$ 5.300 por ano por habitante, nas comunidades esse valor chega a R$ 12.200 — mais que o dobro.

Segundo Luana Pretto, presidente executiva do instituto, a análise indica que os impactos do saneamento nas comunidades informais são 2,3 vezes maiores do que na bacia de uma maneira geral. Ela destaca que esses números reforçam a importância de direcionar investimentos para áreas vulneráveis.
Em entrevista à RECORD NEWS, a executiva explica que os ganhos vão além da infraestrutura — incluem redução de custos com saúde, aumento da produtividade e melhoria da renda. Para ela, garantir acesso ao saneamento básico significa oferecer um futuro digno para quem vive nessas regiões.
Leia mais
Luana conclui que os dados do estudo devem servir como alerta para políticas públicas. “O nosso foco, como Brasil, precisa ser no investimento em comunidades vulneráveis”, afirma, ressaltando que o acesso à água tratada e ao tratamento de esgoto é essencial para transformar a realidade dessas populações.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














