Acompanhe ao vivo posse de Fachin como presidente do TSE
Ele sucede o ministro Luís Roberto Barroso no cargo e ficará no comando do sistema eleitoral brasileiro
Brasília|Do R7, em Brasília
O ministro Edson Fachin toma posse na noite desta terça-feira (22) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele sucede o ministro Luís Roberto Barroso no cargo.

O novo presidente da Corte nasceu em Rondinha, no Rio Grande do Sul. Professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o magistrado, que atuou como advogado por 35 anos, foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff. Fachin já publicou mais de 20 livros sobre direito e ficou conhecido por ter sido designado, em razão da morte de Teori Zavaski, relator das ações ligadas à operação Lava Jato na Suprema Corte.
O presidente do TSE é responsável por comandar a realização das eleições em todo o país desde o período pré-eleitoral até o pós-eleitoral. O ocupante do cargo fica responsável tanto pelas demandas jurídicas quanto pela logística, distribuição de urnas e contagem de votos, por exemplo. É o presidente do TSE quem decide a pauta do tribunal, isto é, quando cada ação vai ser julgada pelo plenário.















