Acompanhe: deputados ouvem chanceler Mauro Vieira sobre eleições na Venezuela
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Nicolás Maduro foi reeleito com 51,95% dos votos
Brasília|Do R7, em Brasília
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados oue nesta quarta-feira (13) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro discute a posição do Brasil em relação ao processo eleitoral na Venezuela.
A audiência foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), e pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS). A sessão está marcada para as 9 horas.
Redecker destacou as irregularidades observadas na eleição presidencial venezuelana, realizada em 28 de julho de 2024, incluindo denúncias de fraude e restrições impostas pelo governo de Nicolás Maduro.
A OEA (Organização dos Estados Americanos) emitiu um comunicado criticando o resultado da eleição e exigindo a apresentação das atas das mesas de votação. “Diversos governos e instituições seguiram essa mesma linha de questionamento”, completou Redecker.
Apesar dessas circunstâncias, o deputado criticou a posição discreta do Brasil. “O Itamaraty, de forma tímida e para evitar atritos com Maduro, apenas solicitou em nota que as atas fossem apresentadas, sinalizando a imparcialidade do processo eleitoral”, concluiu Redecker.