AGU repudia intimidação ao Judiciário e cita ‘solidariedade irrestrita’ a Alexandre de Moraes
Jorge Messias cobrou respeito internacional ao Brasil e prometeu providências necessárias para defender a soberania do país
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, defendeu a soberania do Brasil no cenário internacional e afirmou, nesta sexta-feira (1º), que qualquer tentativa de intimidação ao judiciário brasileiro é “injustificável”.
“Repudio a tentativa de intimidação do poder judiciário, qualquer pretensão de obstrução da justiça é arbitrária, injustificável e inaceitável”, declarou Messias, em referência a sanção imposto pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes.
A posição deu o tom de discurso feito por ele durante abertura do semestre do STF (Supremo Tribunal Federal). Ao longo das declarações, Messias também citou importância de continuidade dos trabalhos da Corte.
“É o momento em que precisamos reafirmar a defesa da nossa democracia e soberania do nosso país. Reafirmar que o judiciário não se afastará, nenhum centímetro, da sua função Constitucional, não cedendo à pressão externas ou daqueles que trabalham contra os interesses do povo brasileiros”, disse.
Apoio a Moraes
O ministro da AGU também externou apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, por ser alvo de sanções econômicas por parte dos Estados Unidos.
“Mais uma vez, manifesto a minha irrestrita solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes contra as ações que conspiram contra a autoridade e independência do nosso Judiciário”, destacou.
Veja mais
Brasil não quer guerra
Messias ainda negou que o Brasil tenha qualquer interesse em entrar em uma guerra “econômica ou diplomática”, mas garantiu que haverá trabalho para defender a soberania nacional.
“Somos um país da paz, do diálogo e da harmonia nas nossas relações internacionais. Estamos certos que a verdade prevalecerá e que as tensões serão arrefecidas”, reforçou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
