Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Anatel realiza o leilão do 5G nesta quinta. Acompanhe

Propostas de 15 empresas serão analisadas para serviço em quatro radiofrequências; modelo permite internet 100 vezes mais rápida

Brasília|Lucas Nanini, do R7, e Vanessa Lima, da Record TV

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta quinta-feira (4) o Leilão do 5G, que decidirá quais empresas irão explorar comercialmente as quatro radiofrequências do sistema que permite uma velocidade de internet até 100 vezes maior do que o 4G. São 15 empresas participando, sendo que cinco já atuam no setor de telefonia no país.

Pelo número de concorrentes, a estimativa é de que a análise da documentação se estenda até sexta-feira (5). A avaliação das propostas é feita pela Comissão Especial de Licitação (CEL), da Anatel.

A licitação é orçada em R$ 49,7 bilhões, sendo R$ 10,6 bilhões referentes ao valor de outorga – pagamento ao governo pela permissão para explorar comercialmente as radiofrequências. A expectativa do Ministério das Comunicações é que o 5G esteja disponível em todas as capitais até julho de 2022.

Cerimônia de abertura

A abertura da sessão de análise das propostas teve uma cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de ministros como Onyx Lorenzoni (Trabalho), Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Fabio Faria (Comunicações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), também está presente à solenidade.

Publicidade

Um vídeo sobre a tecnologia 5G e o impacto na sociedade foi exibido na abertura da cerimônia, logo após o Hino Nacional. Em seguida, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, fez um pronunciamento. "Se o 4G mudou a vida das pessoas, o 5G irá remodelar a sociedade”, afirmou Morais, que termina seu mandato à frente da agência neste mês.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, agradeceu ao apoio do governo federal e do Congresso Nacional para a implantação do serviço no país. Ele ressaltou que o 5G poderá trazer mais investimento de empresas ao Brasil, em especial as de inovação e tecnologia. “Vamos mostrar para o mundo que o Brasil agora está na economia digital, que o Brasil está cuidando da transformação digital.”

Publicidade

A cerimônia de abertura do leilão do 5G terminou com um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que em seguida bateu o martelo dando início ao processo de licitação do novo sistema.

Internet mais rápida

O 5G vai proporcionar uma conexão de internet móvel até 100 vezes mais rápida e mais econômica. De acordo com a Anatel, estão previstos “compromissos de atendimento já com tecnologia 5G” para os municípios com população superior a 30 mil pessoas.

Publicidade

A previsão é que 60% desses municípios estejam atendidos até dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até dezembro de 2028 e para 100% até dezembro de 2029. Também está prevista a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, medida considerada estratégica para a segurança nacional.

Leilão do 5G ocorre nesta quinta, em Brasília
Leilão do 5G ocorre nesta quinta, em Brasília Leilão do 5G ocorre nesta quinta, em Brasília

As operadoras que arrematarem capacidade na faixa de 3,5 GHz, a chamada “faixa de ouro do 5G”, também serão responsáveis pela migração da TV aberta via satélite (parabólica), que atualmente ocupa a mesma frequência. Pelo edital, as famílias que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal terão direito à troca gratuita do equipamento de TV parabólica por outro que não será afetado com interferências no sinal.

Para terem acesso à rede 5G, os consumidores precisarão comprar celulares compatíveis com a nova rede. Atualmente, os lançamentos no Brasil das grandes marcas de smartphones já disponibilizam a tecnologia 5G.

Veja as empresas participantes do Leilão do 5G

- Algar Telecom S.A.

- Brasil Digital Telecomunicações Ltda.

- Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A.

- Claro S.A.

- Cloud2u Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda.

- Consórcio 5G Sul

- Fly Link Ltda.

- Mega Net Provedor de Internet e Comércio de Informática Ltda.

- Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação Ltda.

- NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.

- Sercomtel Telecomunicações S.A.

- Telefônica Brasil S.A.

- TIM S.A.

- VDF Tecnologia da Informação Ltda.

- Winity II Telecom Ltda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.