Brasília Anatel realiza o leilão do 5G nesta quinta. Acompanhe

Anatel realiza o leilão do 5G nesta quinta. Acompanhe

Propostas de 15 empresas serão analisadas para serviço em quatro radiofrequências; modelo permite internet 100 vezes mais rápida

  • Brasília | Lucas Nanini, do R7, e Vanessa Lima, da Record TV

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta quinta-feira (4) o Leilão do 5G, que decidirá quais empresas irão explorar comercialmente as quatro radiofrequências do sistema que permite uma velocidade de internet até 100 vezes maior do que o 4G. São 15 empresas participando, sendo que cinco já atuam no setor de telefonia no país.

Pelo número de concorrentes, a estimativa é de que a análise da documentação se estenda até sexta-feira (5). A avaliação das propostas é feita pela Comissão Especial de Licitação (CEL), da Anatel.

A licitação é orçada em R$ 49,7 bilhões, sendo R$ 10,6 bilhões referentes ao valor de outorga – pagamento ao governo pela permissão para explorar comercialmente as radiofrequências. A expectativa do Ministério das Comunicações é que o 5G esteja disponível em todas as capitais até  julho de 2022.

Cerimônia de abertura

A abertura da sessão de análise das propostas teve uma cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e de ministros como Onyx Lorenzoni (Trabalho), Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Fabio Faria (Comunicações), Flávia Arruda (Secretaria de Governo) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura). O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), também está presente à solenidade.

Um vídeo sobre a tecnologia 5G e o impacto na sociedade foi exibido na abertura da cerimônia, logo após o Hino Nacional. Em seguida, o presidente da Anatel, Leonardo de Morais, fez um pronunciamento. "Se o 4G mudou a vida das pessoas, o 5G irá remodelar a sociedade”, afirmou Morais, que termina seu mandato à frente da agência neste mês.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, agradeceu ao apoio do governo federal e do Congresso Nacional para a implantação do serviço no país. Ele ressaltou que o 5G poderá trazer mais investimento de empresas ao Brasil, em especial as de inovação e tecnologia. “Vamos mostrar para o mundo que o Brasil agora está na economia digital, que o Brasil está cuidando da transformação digital.”

A cerimônia de abertura do leilão do 5G terminou com um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que em seguida bateu o martelo dando início ao processo de licitação do novo sistema.

Internet mais rápida

O 5G vai proporcionar uma conexão de internet móvel até 100 vezes mais rápida e mais econômica. De acordo com a Anatel, estão previstos “compromissos de atendimento já com tecnologia 5G” para os municípios com população superior a 30 mil pessoas.

A previsão é que 60% desses municípios estejam atendidos até dezembro de 2027, meta que sobe para 90% até dezembro de 2028 e para 100% até dezembro de 2029. Também está prevista a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, medida considerada estratégica para a segurança nacional.

Leilão do 5G ocorre nesta quinta, em Brasília

Leilão do 5G ocorre nesta quinta, em Brasília

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As operadoras que arrematarem capacidade na faixa de 3,5 GHz, a chamada “faixa de ouro do 5G”, também serão responsáveis pela migração da TV aberta via satélite (parabólica), que atualmente ocupa a mesma frequência. Pelo edital, as famílias que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal terão direito à troca gratuita do equipamento de TV parabólica por outro que não será afetado com interferências no sinal.

Para terem acesso à rede 5G, os consumidores precisarão comprar celulares compatíveis com a nova rede. Atualmente, os lançamentos no Brasil das grandes marcas de smartphones já disponibilizam a tecnologia 5G.

Veja as empresas participantes do Leilão do 5G

- Algar Telecom S.A.
- Brasil Digital Telecomunicações Ltda.
- Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A.
- Claro S.A.
- Cloud2u Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda.
- Consórcio 5G Sul
- Fly Link Ltda.
- Mega Net Provedor de Internet e Comércio de Informática Ltda.
- Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação Ltda.
- NK 108 Empreendimentos e Participações S.A.
- Sercomtel Telecomunicações S.A.
- Telefônica Brasil S.A.
- TIM S.A.
- VDF Tecnologia da Informação Ltda.
- Winity II Telecom Ltda.

Últimas