Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ao vivo: acompanhe depoimento do coronel Fábio Vieira, ex-comandante-geral da PMDF

Policial militar está preso desde o dia 18 por suspeita de omissão durante os atos extremistas de 8 de janeiro

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Coronel Fábio Augusto Vieira foi preso pela PF
Coronel Fábio Augusto Vieira foi preso pela PF Coronel Fábio Augusto Vieira foi preso pela PF

coronel Fábio Augusto Vieira — comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal à época da invasão dos prédios dos Três Poderes — é o depoente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro nesta terça-feira (29). A convocação é resultado de sete pedidos liderados pela oposição do colegiado, que quer focar a tese de "apagão de coordenação e comando" no dia das invasões. Acompanhe o depoimento ao vivo:

Vieira está preso desde 18 de agosto, por suspeita de omissão durante as manifestações extremistas. A prisão dele e a de seis oficiais da PMDF foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República e autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal. Antes, Vieira já tinha sido preso no início do ano após determinação do ministro Alexandre de Moraes, mas foi solto em 3 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

As investigações mostram que Vieira trocava mensagens "contendo teorias conspiratórias e golpistas" com outros investigados. Nas conversas sobre supostas fraudes nas eleições e um levante para reverter o resultado das urnas, o então comandante-geral comentou: "A cobra vai fumar", mesmo sabendo, segundo a PGR, que se tratava de uma informação falsa. "Fábio demonstrou expectativa quanto ao potencial de subversão dos resultados do pleito eleitoral", diz o órgão.

Leia também

Além dos depoimentos, há previsão de votação de novos requerimentos ao longo da semana. No entanto, ainda não há acordo, o que pode fazer com que todos os mais de 800 pedidos sejam postos em votação de uma só vez.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.