CPMI do 8/1 ouve blogueiro Wellington Macedo
Geraldo Magela/Agência SenadoO blogueiro Wellington Macedo, condenado por participar da tentativa de explodir uma bomba nas proximidades do Aeroporto de Brasília, será ouvido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do 8 de Janeiro nesta quinta-feira (21). O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso autorizou Macedo a ficar calado para não se incriminar durante o depoimento. Acompanhe ao vivo:
Na decisão, Barroso também não permite que sejam adotadas contra o blogueiro medidas restritivas de direito nem privativas de liberdade, e permite que Wellington tenha assegurado o direito de ser assistido por seu advogado e de manter comunicação reservada com ele.
Souza foi condenado pela Justiça do Distrito Federal por participar da tentativa de atentado a bomba nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal do ano passado. Ele foi preso pela Polícia Federal no Paraguai, na última quinta (14).
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ele estava foragido há mais de três meses e foi capturado por agentes que atuaram em uma operação realizada em conjunto pela Polícia Federal brasileira, por autoridades paraguaias e pela Polícia Internacional (Interpol). O blogueiro tentou fugir durante a prisão, chegando a cair e bater a cabeça na calçada.
Macedo é um dos três acusados em denúncia aceita pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por tentar explodir uma bomba instalada em um caminhão de combustíveis nas proximidades do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele foi condenado a seis anos de prisão e estava foragido desde então.
Na mesma ação, também foram condenados o empresário George Washington de Oliveira Souza e Alan Diego dos Santos, denunciados pelo crime de explosão, previsto no artigo 251 do Código Penal.