Ao vivo: Lula participa da cerimônia de abertura do Fórum Empresarial do Brics
Evento abordará temas do desenvolvimento econômico sustentável, como estratégias de comércio e segurança alimentar
Brasília|Rafaela Soares, Edis Henrique Peres e Ana Isabel Mansur, do R7 em Brasília
Neste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). Além do chefe do Executivo brasileiro, o evento contará com a participação de mais de mil lideranças empresariais, autoridades e chefes de Estado.
Neste ano, o fórum abordará temas cruciais para o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades, economia digital, financiamento e inclusão financeira.
Veja mais
A Cúpula do Brics, marcada para este domingo (6) e segunda-feira (7), no Rio de Janeiro, deve seguir uma agenda de tom moderado e será realizada sem a presença de importantes chefes de Estado, como o presidente da China, Xi Jinping, e o líder russo, Vladimir Putin.
A avaliação é de especialistas ouvidos pelo R7. O encontro, considerado o mais relevante do bloco, é precedido por eventos paralelos, como o fórum empresarial.
Fundado em 2009 com a sigla formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo reúne atualmente 11 integrantes e conta com 10 países parceiros (veja lista ao fim). A presidência rotativa, que neste ano está a cargo do Brasil, tem duração anual.
A expectativa é que Putin participe por videoconferência. Xi, por outro lado, não comparecerá nem remotamente; a delegação chinesa será liderada pelo primeiro-ministro Li Qiang.
Países que integram o Brics
Membros permanentes:
- África do Sul
- Arábia Saudita
- Brasil
- China
- Egito
- Emirados Árabes Unidos
- Etiópia
- Indonésia
- Índia
- Irã
- Rússia
Países parceiros:
- Belarus
- Bolívia
- Cazaquistão
- Cuba
- Malásia
- Nigéria
- Tailândia
- Uganda
- Uzbequistão
- Vietnã
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













