Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apesar de negociação de Tarcísio, PL segue Bolsonaro e orienta 'contra' a reforma tributária

Parlamentares da oposição argumentam que não houve tempo hábil para analisar as alterações do texto

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes
Líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes Líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes

Com bancada de 99 deputados, o PL decidiu que vai votar contra a reforma tributária. Segundo o líder do partido, deputado Altineu Côrtes (RJ), a proposta não está madura para a votação. "Hoje nós decidimos contra a reforma, porque não temos tempo para discutir o texto. Desafio qualquer deputado deste plenário a dizer que conhece 100% deste texto. Não conhece, porque é humanamente impossível", justificou. A proposta deve ser votada no plenário nesta quinta-feira (6).

O posicionamento do partido está alinhado com a orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem pedido a deputados da legenda que votem contra a proposta. Em nota divulgada na noite dessa quarta (5), Bolsonaro alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "diz ter orgulho de ser comunista, que na Venezuela impera a democracia, [que e] é amigo de Ortega, que prende padres e expulsa freiras".

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Nem mesmo o apelo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), convenceu o ex-presidente a ceder e apoiar a proposta. Mais cedo, Bolsonaro, Tarcísio, lideranças e parlamentares do PL se reuniram para discutir o tema. 

Relatório da reforma tributária

Uma versão preliminar do relatório foi lido na noite de quarta (6) pelo relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Além disso, o texto passou por modificações ao longo do dia, após nova rodada de reuniões com parlamentares e setores.

A versão mais recente do texto apresenta ao menos duas alterações em temas sensíveis: na Zona Franca de Manaus e na governança do Conselho Federativo, que vai ser responsável por administrar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) regional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.