Arrecadação federal bate recorde em junho e tem melhor primeiro semestre desde 2000
Dados foram apresentados pela pasta nesta quinta-feira; no mês de julho, arrecadação teve um crescimento real de 6,62%
Brasília|Do R7, em Brasília
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A arrecadação federal bateu recorde em junho e teve o melhor primeiro semestre desde 2000, segundo relatório divulgado pelo Ministério da Fazenda nesta quinta-feira (24). De acordo com a pasta, no mês de junho a arrecadação alcançou R$ 234.594 milhões, um crescimento real de 6,62% em comparação ao mesmo período do ano passado.
No acumulado de janeiro a junho de 2025, o total arrecadado chegou a R$ 1,4 bilhão, representando um aumento real de 4,38% em comparação ao primeiro semestre do ano passado.
Leia mais
Segundo o Ministério da Fazenda, o crescimento é explicado principalmente pelas alterações na legislação do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre Rendimentos de Capital e o impacto da calamidade no Rio Grande do Sul.
No entanto, segundo o relatório, mesmo ao excluir esses pagamentos atípicos, a arrecadação federal ainda teria um crescimento real robusto de 5,65% em junho e 5,42% no acumulado do semestre.
Quem também contribuiu para a alta arrecadação foi o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que registrou um crescimento real de 38,83% em junho. Para a pasta, o aumento é devido às mudanças legislativas, as operações de saída de moeda estrangeira, que tiveram aumento real de 221%, e as operações de crédito para pessoas jurídicas.
A Receita Previdenciária também cresceu 6,61% em termos reais em junho. O desempenho é atribuído ao crescimento da massa salarial (8,46% em maio de 2025 comparado a maio de 2024, e 6,73% acumulado), um aumento nas compensações tributárias, e o saldo positivo de mais de 1 milhão de empregos no semestre. A reoneração escalonada da contribuição patronal também contribuiu a partir de janeiro de 2025.
Outro setor que teve crescimento real foi o de exploração de jogos de azar e apostas, com aumento de 29.566,27% na arrecadação acumulada neste primeiro semestres.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
