Avião que vai resgatar brasileiros na Faixa de Gaza chega ao Egito; veja detalhes
Aeronave faz parada para deixar equipamentos de ajuda humanitária e segue para o Cairo, onde aguardará instruções
Brasília|Do R7, em Brasília
A aeronave presidencial empregada para resgatar o grupo de cerca de 32 pessoas — entre brasileiros e palestinos com residência no Brasil — que está na Faixa de Gaza já chegou ao Egito. O avião pousou nesta quarta-feira (18) no Aeroporto Internacional de Al-Arish para descarregar os kits de ajuda humanitária enviados pelo governo brasileiro. Em seguida, a tripulação segue para o Cairo, onde vai aguardar a abertura das fronteiras.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião transportou 40 purificadores de água potável e dois kits com medicamentos e insumos. O material vai auxiliar a equipe médica no atendimento dos resgatados.
"Os hospitais em Gaza, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde [OMS], enfrentam escassez aguda de suprimentos médicos. Há interrupção do fornecimento de eletricidade e água à Faixa de Gaza, e não são permitidas movimentações de alimentos, combustível, saúde nem outros fornecimentos humanitários. Para a OMS, os danos causados às infraestruturas de água e saneamento e a superlotação nos assentamentos humanos aumentam o risco de surtos de doenças", afirma o Palácio do Planalto.
Sexto voo
Já o KC-30, maior avião da Força Aérea Brasileira, pousou às 15h07 (horário local) em Tel Aviv. A aeronave decola em direção ao Brasil ainda nesta quarta-feira, com o sexto grupo de repatriados de volta ao país.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Até o momento, a Operação Voltando em Paz já resgatou 916 brasileiros e 24 animais domésticos da zona de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, divididos em cinco voos.
Assim como acontece com o resgate em Gaza, uma equipe médica, formada por duas psicólogas, um médico e uma enfermeira, deve prestar apoio e realizar o primeiro atendimento aos passageiros. Todo o corpo médico é formado por militares.