Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Bancada do União na Câmara manifesta apoio a Rueda após críticas de Lula

Lula cobrou alinhamento de ministros ao governo em reunião

Brasília|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Bancada do União Brasil na Câmara apoia o presidente Antonio Rueda após críticas de Lula.
  • O grupo defende a independência do partido como essencial para a democracia brasileira.
  • Lula cobrou alinhamento dos ministros, que atuam de forma independente no Congresso, apesar de críticas ao governo.
  • Rueda enfatiza a importância da estabilidade política e do compromisso com os interesses da sociedade.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nas redes sociais, Rueda afirmou que a fala de Lula mostra o 'valor' da independência do partido União Brasil

A Bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados enviou, nesta quarta-feira (27), uma carta ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), manifestando apoio ao presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, com relação às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Reafirmamos que a independência do União Brasil é valor essencial para o fortalecimento da democracia brasileira. Como bem destacou o presidente Rueda, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um”, afirmou o bloco.


LEIA MAIS

A bancada ressaltou que atua seguindo a “construção de soluções que atendam aos interesses da sociedade, e não por demonstrações de desafeto”.

Na terça-feira (26), durante reunião ministerial, Lula cobrou os ministros sobre a defesa do governo. O União tem três ministérios, mas atua de forma “independente” no Congresso.


O recado de Lula foi direcionado principalmente aos quatro ministros do PP (Progressistas) e União Brasil, siglas que fazem críticas abertas ao governo do petista, embora ocupem cargos na Esplanada.

A cobrança do presidente causou mal-estar entre alguns ministros e ocorreu depois de evento das siglas com críticas ao governo e da derrota do Executivo na instalação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que vai apurar as fraudes no INSS.


Nas redes sociais, Rueda afirmou que a fala de Lula mostra o “valor” da independência do partido e a importância de uma “força política que não se submete ao governo”.

“Política não deve se resumir a simpatias ou desafetos, mas ao compromisso de cada liderança com o futuro do Brasil. Reafirmo que minha prioridade é a mesma: estabilidade política, desenvolvimento econômico e respeito às instituições. É nisso que acredito e é por isso que trabalho todos os dias”, escreveu o presidente do União.


Em nota, o União afirmou que a “pluralidade” e a “autonomia partidária” são pilares da democracia.

“Reiteramos, portanto, nosso apoio político e institucional à nota pública do presidente Antonio Rueda, que reafirma o compromisso com os interesses da população brasileira e com o fortalecimento da democracia”, frisaram.

Perguntas e Respostas

Qual foi a manifestação da Bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados?

A Bancada do União Brasil enviou uma carta ao presidente da Câmara, Hugo Motta, expressando apoio ao presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, em resposta às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O que a bancada afirmou sobre a independência do União Brasil?

A bancada destacou que a independência do União Brasil é essencial para fortalecer a democracia brasileira, enfatizando que o convívio institucional deve ser pautado pelo respeito às instituições e responsabilidades, e não por afinidades pessoais.

Como a bancada se posiciona em relação aos interesses da sociedade?

A bancada afirmou que atua na construção de soluções que atendam aos interesses da sociedade, evitando agir por demonstrações de desafeto.

Qual foi o contexto das críticas de Lula aos ministros?

Durante uma reunião ministerial, Lula cobrou os ministros sobre a defesa do governo, direcionando suas críticas especialmente aos ministros do PP e do União Brasil, que têm feito críticas abertas ao governo, apesar de ocuparem cargos na Esplanada.

Qual foi a reação de Antonio Rueda às críticas de Lula?

Rueda comentou nas redes sociais que a fala de Lula ressalta o valor da independência do partido e a importância de uma força política que não se submete ao governo. Ele reafirmou seu compromisso com a estabilidade política, desenvolvimento econômico e respeito às instituições.

O que o União Brasil afirmou em nota sobre sua posição política?

O União Brasil declarou que a pluralidade e a autonomia partidária são pilares da democracia, reiterando seu apoio à nota pública de Antonio Rueda, que reafirma o compromisso com os interesses da população brasileira e o fortalecimento da democracia.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.