Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Barroso marca para 27 de novembro julgamento sobre regulamentação das plataformas

Uma das ações discute se o artigo 19 do Marco Civil da Internet é constitucional ou não

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

Ministro Barroso é presidente do STF Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para 27 de novembro o julgamento de três ações que tratam sobre Marco Civil da Internet e plataformas digitais.

Uma das ações discute se o artigo 19 do Marco Civil da Internet é constitucional ou não. Esse artigo exige que uma ordem judicial específica seja emitida antes que sites, provedores de internet e aplicativos de redes sociais sejam responsabilizados por conteúdos prejudiciais publicados por outras pessoas.

Leia mais

Em outra, os ministros vão analisar a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de internet pelo conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial.

Na terceira, os ministros devem decidir sobre a possibilidade de bloqueio do aplicativo de mensagens WhatsApp por decisões judiciais, analisando se a medida ofende o direito à liberdade de expressão e comunicação e o princípio da proporcionalidade. A matéria foi tema de audiência pública realizada em julho de 2017.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.