BC informa vazamento de dados vinculados a chave Pix de clientes de banco
BTG Pactual negou qualquer invasão ao sistema da empresa e afirmou que dados sensíveis dos clientes não foram expostos
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O BC (Banco Central) informou nesta quinta-feira (15) que houve um vazamento de dados pessoais vinculados a chave Pix de clientes do Banco BTG Pactual. Segundo a instituição, não foram expostos dados comprometedores e informações sob sigilo bancário, como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros em contas transacionais. As informações vazadas seriam de natureza cadastral, sem a possibilidade da movimentação de recursos, informou o BC.
Em nota, o Banco BTG Pactual negou qualquer invasão ao sistema da empresa e afirmou que dados sensíveis dos clientes não foram expostos. “O BTG Pactual esclarece que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta-corrente vinculados a esses respectivos CPFs. Imediatamente o Banco restringiu o acesso a essas informações”, diz o texto (confira a íntegra da nota no fim da matéria).
Veja mais
Pessoas afetadas pelo incidente serão notificadas “exclusivamente” por meio do aplicativo ou pelo internet banking da instituição de relacionamento. De acordo com o BC, nenhuma das instituições bancárias usarão qualquer outro meio de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
O banco informou, ainda, que ações para apuração do caso já foram adotadas e medidas sancionadoras previstas na regulação vigente serão aplicadas. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, informou.
Confira a íntegra:
O BTG Pactual esclarece que identificou consultas pontuais, a partir da utilização de números de CPFs obtidos fora do sistema do banco, que permitiram a visualização unicamente dos dados de agência e conta corrente vinculados a esses respectivos CPFs. Imediatamente o Banco restringiu o acesso a essas informações.
O BTG Pactual reforça que não houve nenhuma invasão a nenhum sistema do banco, e que não foram expostos dados sensíveis, como dados cadastrais, senhas e outros dados sigilosos. O BTG Pactual reforça, ainda, que a segurança das informações é prioridade e está disponível em caso de dúvidas em seus canais de atendimento.