Bolsonaro cancela agendas em julho por ordem médica e boletim aponta esofagite intensa
Diante do quadro, os médicos decidiram intensificar o tratamento medicamentoso iniciado dias antes
Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou todas as agendas públicas e políticas previstas para o mês de julho após recomendação médica de repouso absoluto. A decisão foi anunciada por ele nas redes sociais nesta quarta-feira (2), após nova crise de saúde. Segundo Bolsonaro, episódios de soluços e vômitos se tornaram constantes e estão impedindo até mesmo sua fala.
Com isso, compromissos marcados em Santa Catarina e Rondônia foram suspensos.
“Após consulta médica de urgência, foi-me determinado ficar em repouso absoluto durante o mês de julho. Do exposto, ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia. Crise de soluços e vômitos tornaram-se constantes, fato que me impede até de falar”, escreveu Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM
Nesta quarta-feira (2), foi divulgado um boletim médico assinado pelos médicos Claudio Birolini (cirurgião geral) e Leandro Echenique (cardiologista), do Hospital DF Star, onde o ex-presidente realizou uma endoscopia digestiva alta. O exame detectou “intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada”.
Diante do quadro, os médicos decidiram intensificar o tratamento medicamentoso iniciado dias antes. Bolsonaro deverá seguir em repouso domiciliar, com dieta regrada e moderação da fala.
- Após consulta médica de urgência foi-me determinado ficar em repouso absoluto durante o mês de julho.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 2, 2025
- Do exposto ficam suspensas as agendas de Santa Catarina e Rondônia.
- Crise de soluços e vômitos tornaram-se constantes, fato que me impedem até de falar.
- Obrigado.
-…
Em junho, o ex-presidente já havia se queixado de mal-estar e realizado exames após passar mal durante agendas políticas em Goiás. À época, foi diagnosticado com pneumonia. Apesar disso, participou de um ato com apoiadores na Avenida Paulista no último domingo (30).
Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, também comentou a situação nas redes sociais. Ela divulgou a nota médica e escreveu: “O Jair precisa deste tempo para se recuperar completamente. Tenho fé de que Deus o ajudará, e logo, logo ele estará 100% para retomar suas agendas de trabalho”.
Bolsonaro, de 70 anos, já passou por diversas intervenções médicas desde a facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. Em abril deste ano, foi submetido a uma cirurgia de 12 horas para tratar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.
Vale lembrar que, no mês passado, o ex-presidente foi submetido a exames em um hospital privado em Brasília após passar mal durante compromissos políticos em Goiás. Na ocasião, foi diagnosticado com pneumonia.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
