Brasília Bombeiros do DF encerram missão de resgate no sul da Bahia

Bombeiros do DF encerram missão de resgate no sul da Bahia

Grupo especializado em salvamento em desastres passou uma semana no estado para auxiliar vítimas de enchente

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Bombeiros do DF na Bahia

Bombeiros do DF na Bahia

Divulgação/CBMDF

Após uma semana de missão na Bahia, o grupo de bombeiros militares do Distrito Federal enviados ao estado encerraram os trabalhos na região nesta segunda-feira (3). A equipe viajou para o local para socorrer as vítimas das enchentes que assolaram municípios baianos.

Ao todo, 20 militares, especializados nesse tipo de ação, foram enviados ao estado. Eles já tinham experiência em salvamentos dessa natureza, pois participaram de resgates semelhantes nos desastres de Brumadinho (MG), depois do rompimento da barragem; e também estiveram no Haiti, quando o país foi atingido por terremotos.

De acordo com a corporação, a missão foi desmobilizada porque a chuva que caía sobre a região cessou completamente. Por isso, não há mais risco de novas enchentes nem inundações.

O grupo, que ficou lotado na cidade de Ipiuá, ainda promoveu a distribuição de cestas básicas. Ao longo da semana de ações, os militares, remanejados entre diversos municípios, ajudaram no socorro a vítimas arrastadas pela correnteza depois do rompimento de barragens na região. Também prestaram apoio aos desabrigados com doações recolhidas antes da partida, em 27 de dezembro.

Segundo balanço do governo da Bahia, o número de mortos na tragédia subiu para 26. Os feridos somam 518 pessoas. Além disso, a Defesa Civil contabiliza 30.915 desabrigados e 62.731 desalojados. No total, 715.634 pessoas foram prejudicadas pelas enchentes em 166 cidades. Dessas, 154 estão em situação de emergência.

Últimas