Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Brasil e China querem alicerçar cooperação pelos próximos 50 anos, diz Lula

Quase 40 atos internacionais foram assinados em diversas áreas diferentes entre os países

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Xi Jinping visita o Brasil pela segunda vez Ricardo Stuckert/PR - 20.11.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil e China estão determinados a alicerçar a cooperação entre os países em áreas como infraestrutura sustentável, transição energética, inteligência artificial, economia digital, saúde e aeroespacial pelos próximos 50 anos. Durante visita do presidente chinês, Xi Jinping, quase 40 atos internacionais foram assinados em diversas áreas.

LEIA TAMBÉM

Lula anunciou que sinergias vão ser estabelecidas entre as estratégias brasileiras de desenvolvimento, como a NIB (Nova Indústria Brasil), o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Programa Rotas da Integração Sul-Americana o Plano de Transformação Ecológica e a Iniciativa Cinturão e Rota.

Além disso, uma força-tarefa sobre cooperação financeira e outra sobre desenvolvimento produtivo e sustentável serão estabelecidas, e devem apresentar projetos prioritários em até dois meses.

Lula anunciou, ainda, o Ano Cultural Brasil-China a ser realizado em 2026, para “promover e aproximar nossas sociedades, ambas reconhecidas internacionalmente por sua rica diversidade e criatividade”.


Segundo Lula, os países vão dar seguimento ao Diálogo MERCOSUL-China e discutir o aprofundamento da cooperação na área de investimentos. “O que China e Brasil fazem juntos, reverbera no mundo”, enfatiza.

O presidente brasileiro relembrou o histórico re relações entre os países, que completa 50 anos de “amizade estratégica, baseada em interesses compartilhados e visões de mundo próximas”. “A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em 2023, o comércio bilateral atingiu recorde histórico de 157 bilhões de dólares”, pontua.


“Estou confiante de que a Parceria que o presidente Xi e eu firmamos hoje excederá todas as expectativas e pavimentará o caminho para uma nova etapa do relacionamento bilateral", completou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.