Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Brasil é eleito para novo mandato no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A votação foi realizada durante a 78ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas; o mandato vai de 2024 a 2026

Brasília|Do R7, em Brasília

Votação ocorreu na Assembleia-Geral da ONU
Votação ocorreu na Assembleia-Geral da ONU

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o Brasil para o sexto mandato no órgão. A decisão foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira (10). Para aderir ao conselho, um país precisa reunir 97 votos dos 193 países-membros da ONU. Ao todo, foram 144 votos a favor do país.

A votação foi realizada durante a 78ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova York. O mandato brasileiro vai de 2024 a 2026.

Criado em 2006, com sede em Genebra, na Suíça, o conselho é o principal órgão das Nações Unidas dedicado à promoção e à proteção dos direitos humanos.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Os 47 atuais membros do conselho estão divididos por regiões, e cada grande grupo regional pode pré-selecionar seus candidatos, que são aprovados pela Assembleia-Geral.


Neste ano, dois grupos tinham mais candidatos do que vagas disponíveis: a América Latina (Brasil, Cuba, República Dominicana e Peru concorreram a três vagas) e o Leste Europeu (Albânia, Bulgária e Rússia competiram por duas). A Rússia ficou de fora, com 83 votos, contra 160 da Bulgária e 123 da Albânia.

Leia também

Em nota, o Itamaraty afirmou que a votação recebida reflete o reconhecimento da comunidade internacional do compromisso do Brasil na promoção e na proteção dos direitos humanos. 

Ainda de acordo com a pasta, neste novo mandato o Brasil vai trabalhar pela maior eficiência do conselho e enfrentar as causas estruturais das violações dos direitos humanos, "com ênfase no diálogo construtivo e na cooperação internacional".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.