Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasília é a quarta cidade mais empreendedora do Brasil, mostra pesquisa

Levantamento avaliou os 101 municípios mais populosos; capital saltou do 69º para o quarto lugar no ranking 

Brasília|Do R7, em Brasília

Entrega de certificado a empreendedores com a presença do deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF)
Entrega de certificado a empreendedores com a presença do deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF) Entrega de certificado a empreendedores com a presença do deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF)

Brasília é a quarta cidade mais empreendedoras do Brasil, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A pesquisa avaliou os 101 municípios mais populosos do país. Segundo o levantamento, a cidade ocupava a 69º posição em 2022.

A melhoria no ranking se deveu aos seguintes pontos: infraestrutura e mercado, em que a cidade apareceu na terceira posição; cultura empreendedora, ocupando o quarto lugar, e o acesso à capital, em nono lugar. Esses pontos afetam diretamente a capacidade dos empreendedores abrirem e manterem seus negócios funcionando de forma rentável, de acordo com o estudo.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) é uma das instituições que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade, de acordo com o diretor-presidente da fundação, Marco Antônio Costa Júnior.

“A Fundação, desde sua criação, vem desenvolvendo programas voltados para o fortalecimento da cultura empreendedora e a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico na região”, disse Costa Júnior à Agência Brasília.

O programa Start BSB, por exemplo, que fomentou e capacitou 50 startups brasilienses, faz parte da iniciativa da FAP-DF voltada para o desenvolvimento dos negócios. O Programa de Animação do Ecossistema, também da fundação, beneficiou seis organizações da sociedade civil para desenvolver diferentes enfoques, metodologias, recursos e instrumentos para o setor. Os programas da fundação somam mais de R$ 36 milhões em investimento público no setor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.