Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campus Party: professor conta como simulou solo de Marte no sertão do Rio Grande do Norte

Estação 'Habitat Marte' simula ambiente do planeta vermelho; criador explica projeto durante participação na feira em Brasília

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Júlio Rezende criou a estação análoga Habitat Marte no sertão do Rio Grande do Norte, em 2017
Júlio Rezende criou a estação análoga Habitat Marte no sertão do Rio Grande do Norte, em 2017 Júlio Rezende criou a estação análoga Habitat Marte no sertão do Rio Grande do Norte, em 2017

Imagine uma estação espacial que simula a vida em outro planeta. E que essa instalação foi feita em uma fazenda no sertão do Nordeste do Brasil. A "Habitat Marte" é uma criação do professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Júlio Rezende, que participa da 4ª edição da Campus Party Brasília, nesta quinta-feira (24). O fundador do projeto explicou ao R7 e à Record TV como foi a experiência, que se tornou realidade em 2017.

Localizada nas proximidades de um vulcão extinto no Pico do Cabugi, em Angicos (RN), o projeto começou em 2016, inspirado em uma estação análoga à Marte localizada no deserto de Utah, nos Estados Unidos. Após transformar o curral da própria fazenda em um campo livre, as visitas começaram em 2017. Segundo o professor, nos últimos cinco anos o local está em constante melhoria e adaptação, para atender os que sonham em se tornar astronautas.

A estação Habitat Marte é a única estação do tipo no Hemisfério Sul. “Nós temos dois objetivos: servirmos como ambiente de estudo para os astronautas análogos – pessoas que participam de missões na Terra, em ambientes semelhantes aos de outros planetas – mas também como um local que possa ser autossustentável, através de energia solar, saneamento e coleta de água”, diz Rezende.

Ele conta que a fazenda atualmente tem painéis solares e todos os equipamentos para saneamento e coleta de água. “Esse processo pode ser usado em outros locais do país e também em outros planetas.”

Publicidade
Professor Júlio Rezende, em palestra na Campus Party Brasília
Professor Júlio Rezende, em palestra na Campus Party Brasília Professor Júlio Rezende, em palestra na Campus Party Brasília

Veja também: Vídeo: batalha de robôs agita Campus Party Brasília

Apesar de ser destinado à formação dos que sonham em viajar pelo espaço, o projeto é aberto também à visitação de civis e pesquisadores. Rezende informou que uma das pessoas que esteve no local recentemente foi uma estudante de 10 anos, de Belém, no Pará.

Publicidade

Missões na Habitat Marte

Cerca de 600 pessoas já estiveram na estação desde 2017. Foram 110 missões da Habitat Marte. Durante as visitas, os participantes usam um traje semelhante às roupas dos astronautas para as experiências no terreno, incluindo o solo vulcânico e cavernas.

“É uma experiência realmente inesquecível para quem participa do Habitat Marte” disse o professor. Devido à pandemia de Covid-19, desde 2020 as visitas também podem ser realizadas de forma on-line, que podem ser agendadas no site da estação (clique aqui para conferir).

Publicidade

Adaptação e semelhança com Marte

O professor afirma que o local inicialmente era o curral da fazenda, mas passou por adaptação. A vegetação foi removida para se assemelhar ao planeta vermelho. Pelo clima majoritariamente quente e seco e a proximidade do vulcão, com o solo composto por pedras, sem vegetação, as semelhanças aumentam.

Durante o inverno e períodos de chuvas, o espaço precisa de mais manutenção, para manter a vegetação no perímetro da estação podada. “Existe uma variação de 23º a -140º em Marte, sendo o planeta mais próximo ao nosso clima”, pontua. Os participantes também realizam tarefas de rotinas em um ambiente fechado, semelhante a uma estação espacial.

Rezende acredita que essa também é uma das maiores semelhanças na imersão espacial, pois os astronautas realizam essas tarefas todos os dias para sobreviver. O pesquisador afirma que não criou o local por ser apaixonado pelo espaço, mas como uma experiência para ele e, principalmente, aos visitantes do local. Apesar do sucesso da estação, o coordenador não pretende expandir o projeto de estações análogas para outros planetas.

A Campus Party

Júlio Rezende é um dos palestrantes da edição deste ano da Campus Party, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo, se apresentando nesta quinta e sexta-feira (24 e 25). O evento acontece neste fim de semana no Estádio Mané Garrincha. Serão ministradas cerca de 400 horas de conteúdo durante o evento.

Campus Party Brasília 2022

Quando: de 23 a 27 de março

Onde: Estádio Mané Garrincha

Ingressos: podem ser adquiridos pela internet (clique aqui)

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.