Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

CCJ aprova projeto que aumenta pena para aliciamento de menores de idade pela internet

Pena que varia de um a três anos passará a ser de um ano e quatro meses a quatro anos

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A CCJ da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que aumenta a pena para aliciamento de menores pela internet.
  • A nova pena varia de um ano e quatro meses a quatro anos, em comparação com a atual de um a três anos.
  • A relatora Laura Carneiro destacou a necessidade de endurecer punições devido ao uso de tecnologias que facilitam esses crimes.
  • O projeto segue para análise do plenário após discussões intensificadas por um caso exposto por um influenciador.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Projeto 2.857 pode aumentar pena em um terço para crimes contra crianças na internet
Projeto 2.857 pode aumentar pena em um terço para crimes contra crianças na internet

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13), por unanimidade, o projeto de lei que aumenta em um terço a pena para o crime de aliciamento de crianças e adolescentes pela internet.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê pena de reclusão de um a três anos, mais multa, para aliciamento, assédio, e a até quem instigar ou constranger menores de idade para praticar atos libidinosos.


Com o projeto 2.857, de 2019, a pena pode aumentar em um terço caso o crime seja praticado por meio das redes sociais ou aplicativos de conversa. Ou seja, passará a ser de um ano e quatro meses a quatro anos.

Veja mais

De acordo com a relatora Laura Carneiro (PSD-RJ), as tecnologias amplificam a prática de crimes.


“O endurecimento da punição é necessário, pois as tecnologias atualmente usadas para promover a interação entre pessoas amplificam ou facilitam a prática de crimes que antes ocorriam apenas no mundo presencial”, disse a deputada.

O texto agora segue para análise do plenário.


O debate sobre o assunto foi intensificado após um vídeo do youtuber e humorista conhecido como Felca, que expôs o caso do influenciador Hytalo Santos por mostrar menores de idade em seus vídeos de forma sexualizada.

Após a repercussão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também anunciou um grupo de trabalho para criar projetos de lei sobre a segurança de crianças na internet.


Leia perguntas e respostas sobre o assunto

Qual foi a decisão da CCJ da Câmara dos Deputados em relação ao projeto de lei sobre aliciamento de menores pela internet?

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que aumenta a pena para o crime de aliciamento de crianças e adolescentes pela internet.

Como é a pena atual para aliciamento de menores e como ela será alterada?

Atualmente, a pena prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente é de reclusão de um a três anos, além de multa. Com o projeto 2.857, de 2019, a pena poderá aumentar em um terço se o crime for cometido por meio de redes sociais ou aplicativos de conversa, passando a ser de um ano e quatro meses a quatro anos.

Qual é a justificativa da relatora do projeto?

A relatora Laura Carneiro (PSD-RJ) afirmou que as tecnologias amplificam a prática de crimes. Ela destacou que “o endurecimento da punição é necessário, pois as tecnologias atualmente usadas para promover a interação entre pessoas amplificam ou facilitam a prática de crimes que antes ocorriam apenas no mundo presencial”.

O que motivou o debate sobre o aliciamento de menores na internet?

O debate foi intensificado após um vídeo do youtuber e humorista Felca, que expôs o caso do influenciador Hytalo Santos, que mostrava menores de idade em seus vídeos de forma sexualizada.

Quais são os próximos passos para o projeto de lei?

Após a aprovação na CCJ, o texto seguirá para análise do plenário da Câmara dos Deputados.

O que foi anunciado pelo presidente da Câmara após a repercussão do caso?

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a criação de um grupo de trabalho para desenvolver projetos de lei voltados à segurança de crianças na internet.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.