Brasília CLDF aprova PL que prioriza uso de drones por forças de segurança

CLDF aprova PL que prioriza uso de drones por forças de segurança

Projeto prevê que equipamento seja utilizado em patrulhamento e operações; texto segue para sanção ou veto do governador

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Drones deverão ser usados em patrulha e operações policiais, diz PL aprovado no DF

Drones deverão ser usados em patrulha e operações policiais, diz PL aprovado no DF

Reprodução

A CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) aprovou, nesta terça-feira (7), um projeto de lei que obriga que a Polícia Militar e as forças de segurança no DF priorizarem o uso de drones em atividades de investigação e patrulhamento ostensivo.

A proposta, de autoria do líder do governo na Casa, deputado Hermeto (MDB), teve 12 votos favoráveis no segundo turno, com parlamentares da oposição sendo responsáveis pelos dois votos contrários. O texto segue agora para sanção do governador Ibaneis Rocha.

Na justificativa, Hermeto argumenta que o uso dos drones é mais ágil e barato para acompanhar alvos ou em apoio a operações. "Esses dispositivos podem permitir a visualização remota de áreas muito perigosas, extensas ou de difícil acesso, substituindo os helicópteros ou a presença física de policiais", escreveu.

O Projeto de Lei nº 1.651/2020 disciplina o uso dos equipamentos, que devem ser capazes de armazenar e transmitir imagens. A proposta proíbe o uso de drones com armas ou totalmente autônomos. O texto prevê que Executivo deverá equipar as corporações. Os recursos para compra dos drones também poderão ser indicados por emenda parlamentar.

O texto ressalta que, mesmo com a captação, deve ser "respeitada a vida, a integridade física, a intimidade, a privacidade e a imagem das pessoas". Se alguém for ferido nessas operações acompanhadas pelos drones, o texto descreve que o socorro deve ser imediato. Nas situações em que houver violação da privacidade, o cidadão pode ser indenizado por danos morais ou materiais.

Últimas