Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Comissão da CLDF aprova Política “Vinicius Jr” contra racismo em arenas esportivas

Medida prevê campanhas educativas durante os jogos e interrupção da partida em casos de conduta discriminatória

Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília

Jogador foi vítima de racismo durante partida de futebol Divulgação/CBF

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que institui a Política Distrital “Vinicius Jr” em combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas. O texto busca a levar conscientização aos jogos. Além disso, as partidas serão interrompidas em caso de discriminação por parte de qualquer pessoa.

leia mais

Entre as ações previstas na medida, estão a divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo, ou que antecedem os eventos esportivos, sendo veiculadas por meios de grande alcance, como telões, alto falantes, murais, telas e panfletos.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa e seguirá para a análise das Comissão de Economia, Orçamento e Finanças e Comissão de Constituição e Justiça antes de ir ao plenário da CLDF.

Racismo contra Vinicius Jr

O jogador brasileiro que atua no Real Madrid, da Espanha foi vítima de insultos racistas durante uma partida em maio de 2023. Desde então, o atleta brasileiro tem tem sido constante de racismo. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. Mas eu sou forte e vou seguir até o fim contra os racistas” escreveu o jogador em rede social em um dos episódios sofrido.

*Sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.