Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Condenada pelo 8/1 é presa ao chegar ao Brasil em voo de deportados

Rosana Maciel Gomes estava foragida e foi deportada dos EUA

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Rosana Maciel Gomes foi presa pela Polícia Federal ao retornar ao Brasil após ser deportada dos EUA.
  • A condenada havia fugido para os Estados Unidos e estava foragida desde janeiro do ano passado.
  • Ela foi condenada pelo STF a 13 anos e 6 meses de prisão pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
  • Rosana será mantida no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, com uma audiência de custódia marcada para esta quinta-feira.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brasilia 07/02/2023 - Manifestantes invadem predios publicos na praca dos Tres Poderes, na foto manifestantes entram em conflito com policiais da forca nacional entre os predios do Congresso Nacio e Palacio do Planalto
Mulher foi condenada a 13 anos e seis meses de prisão por participação nos atos do 8/1 Joedson Alves/Agencia Brasil - 8.1.2023

A Polícia Federal prendeu na noite dessa quarta-feira (27) a brasileira Rosana Maciel Gomes, uma das condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Rosana estava foragida nos Estados Unidos e foi presa após desembarcar Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG). Ela estava em voo fretado pelo governo americano para trazer pessoas deportadas por tentarem entrar ilegalmente naquele país.


leia mais

Rosana foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 13 anos e seis meses de prisão e respondia às acusações em liberdade, com uso de tornozeleira eletrônica.

No entanto, em janeiro do ano passado, ela fugiu do Brasil, passando pelo Peru, e foi presa ao tentar entrar nos Estados Unidos.


De acordo com a PF, Rosana foi levada para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, na capital mineira, onde ficará à disposição das autoridades.

Uma audiência de custódia está prevista para ser realizada na tarde desta quinta-feira (28) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Perguntas e Respostas

 

Quem foi presa e por qual motivo?

 

A brasileira Rosana Maciel Gomes foi presa por ser uma das condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

 

Onde e quando ocorreu a prisão?

 

A prisão de Rosana aconteceu na noite de quarta-feira (27) no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), após ela desembarcar de um voo fretado pelo governo americano.

 

Qual era a situação legal de Rosana antes da prisão?

 

Rosana Maciel Gomes havia sido condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 13 anos e seis meses de prisão e estava respondendo às acusações em liberdade, utilizando tornozeleira eletrônica.

 

Como Rosana fugiu do Brasil?

 

Em janeiro do ano passado, Rosana fugiu do Brasil, passando pelo Peru, e foi presa ao tentar entrar nos Estados Unidos.

 

Para onde Rosana foi levada após a prisão?

 

Após a prisão, Rosana foi levada para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, na capital mineira, onde ficará à disposição das autoridades.

 

O que está previsto para o futuro legal de Rosana?

 

Uma audiência de custódia está prevista para ser realizada na tarde desta quinta-feira (28) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.