Confederação Israelita do Brasil diz que fala de tesoureira do PT é antissemita
Nas redes, ela criticou Israel pela atuação na guerra contra o grupo terrorista Hamas e afirmou que o país 'não merece ser estado'
Brasília|Do R7
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou as manifestações da secretária nacional Planejamento e Finanças do PT e conselheira de Itaipu, Gleide Andrade. Nas redes sociais, ela criticou Israel pela atuação na guerra contra o grupo terrorista Hamas e afirmou que o país "não merece ser estado" e é "uma vergonha para a humanidade". A Conib classificou as declarações como antissemitas. "Intolerância, covardia e execução do povo palestino. O Estado de Israel é uma vergonha para a humanidade, quem mata criança não merece respeito, não merece ser um Estado", escreveu Gleide.
"A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) manifesta seu profundo repúdio e desgosto pelas manifestações da senhora Gleide Andrade, Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT e conselheira de Itaipu, que pregou o fim de Israel em suas redes sociais. Foi uma fala antissemita, que não deve ter lugar no Brasil. Não se pode tolerar esse tipo de discurso, ainda mais vindo de pessoa em tão alta posição oficial", diz a nota divulgada pela entidade.
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A Conib questionou também o fato de a tesoureira do partido não tratar nas postagens os ataques do Hamas a civis israelenses. "Causa espanto também não haver em sua fala menção alguma ao pior ataque contra os judeus desde o Holocausto, executado pelo grupo terrorista Hamas, que resultou na morte de 1.400 pessoas, estupros em massa de mulheres indefesas, morte de dezenas de crianças e bebês, e o sequestro de mais de 200 pessoas, de mais de 20 nacionalidades", afirma a entidade.
O R7 aguarda retorno da assessoria do Partido dos Trabalhadores.