Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Finados no DF

Horário de visitação dos cemitérios é de 7h às 18h nesta quinta; atendimentos voltam ao normal nesta sexta, sem ponto facultativo

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília


Horário de visitação dos cemitérios é das 7h às 18h
Horário de visitação dos cemitérios é das 7h às 18h

O horário de funcionamento de órgãos e serviços do Governo do Distrito Federal vai ser alterado nesta quinta-feira (2), por causa do dia de Finados. Como não haverá ponto facultativo, os atendimentos voltam ao normal nesta sexta (3). Confira abaixo o que abre e o que fecha neste feriado.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) realiza atendimentos psicológicos e de assistência social nas seis unidades cemiteriais da Concessionária Campo da Esperança. Elas são localizadas na Asa Sul, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Gama e em Brazlândia. O horário de visitação em cada um dos locais será das 7h às 18h.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Em cada um dos pontos, uma tenda será montada ao lado da administração para atendimento aos visitantes que desejarem informações relacionadas aos serviços cemiteriais e funerários e para assuntos referentes à organização das visitas.

Não vão funcionar, nesta quinta, os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência (Cecon). Já o Centro Pop, Unidades de Acolhimento, Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento funcionarão normalmente, com regime 24 horas.


Apenas os restaurantes comunitários do Recanto das Emas, do Pôr do Sol e de Planaltina atenderão nesta quinta. Os demais estarão fechados.

Serviços de saúde

No feriado de Finados, os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde funcionam normalmente, mas as Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e farmácias de alto custo não abrem nesta quinta. Também não haverá vacinação.


O Samu funciona normalmente, com atendimento 24 horas pelo telefone 192. No caso de emergência odontológica, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24 horas.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Os Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem no feriado (2), voltando a atender normalmente na sexta (3).

O serviço veterinário do Hvep não estará disponível na quinta, mas funciona normalmente na sexta.

Transporte

O Metrô-DF funciona conforme a tabela de feriado, das 7h às 19h. O mesmo ocorre com os ônibus, que vão funcionar com tabela horária de domingos/feriados, mas terão reforço nas linhas que circulam nas proximidades dos cemitérios do Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Gama, Taguatinga e Brazlândia, no período entre 7h e 19h.

Forças de Segurança

A Polícia Militar do DF começou a Operação Finados na quarta-feira (1º) com ações relacionadas ao trânsito e à segurança dos cidadãos nos arredores dos cemitérios.

Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil funcionam com regime de plantão, junto com as delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e as delegacias da Criança e do Adolescente.

O Corpo de Bombeiros funcionará normalmente. Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF, mas os servidores que atuam em educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal.

Justiça e Cidadania

A Sejus-DF informa que não haverá atendimento presencial nos conselhos tutelares, no Centro Integrado 18 de Maio, nos Núcleos do Programa Pró-Vítima, bem como nas unidades do Na Hora e do Procon nesta quinta.

As demandas urgentes dos conselhos tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato do Cisdeca. Já as urgências do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h. Os Núcleos do Programa Pró-Vítima atenderão pelo telefone 9-8314-0620.

Lazer e Cultura

O Zoológico de Brasília funcionará normalmente das 8h30 às 17h, sendo que a bilheteria fecha às 16h30. O Planetário de Brasília também não terá mudanças no atendimento e receberá o público das 7h às 19h30. O Jardim Botânico de Brasília também abrirá as portas para visitação pública, das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30. A entrada é gratuita para pedestres e ciclistas entre 7h30 e 8h50.

Conforme informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), estarão abertos:

– Centro Cultural Três Poderes e o Espaço Oscar Niemeyer, das 9h às 17h;

– Museu do Catetinho, das 9h às 17h;

– Memorial dos Povos Indígenas, das 9h às 17h;

– Museu Vivo da Memória Candanga, das 9h às 17h;

– Espaço Cultural Renato Russo, das 10h às 20h;

– Biblioteca Nacional de Brasília, das 8h às 14h;

– Museu Nacional da República, das 9h às 18h30.

Estarão fechados o Eixo Cultural Ibero-Americano, o Centro de Dança, o Complexo Cultural de Planaltina e a Biblioteca Pública de Brasília.

A Ceasa funcionará normalmente. Os Pavilhões Permanentes abrem das 4h30 às 17h; o Mercado Livre do Produtor atende das 4h30 às 12h; e o Mercado Orgânico, das 6h às 12h. Apenas a Central Flores estará fechada.

Água, energia e limpeza

A Caesb informa que não haverá expediente no dia 2 de novembro, assim como não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. As equipes de manutenção trabalham em regime de plantão. O aplicativo da Caesb, o site e o telefone 115 funcionam normalmente, 24 horas por dia, sem interrupções.

A Neoenergia comunica que os serviços presenciais não estarão disponíveis no Dia de Finados, e que as equipes de operação trabalharão em esquema de plantão. Os clientes podem buscar os canais digitais da distribuidora, que oferecem mais de 50 funcionalidades.

Não haverá mudanças no funcionamento dos equipamentos do órgão, segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente nesta quinta (2) e no fim de semana:

• Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico de Águas Claras: das 5h às 22h;

• Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h;

• Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h;

• Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h;

• Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h;

• Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h;

• Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h;

• Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h;

• Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h;

• Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h;

• Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h;

• Parque Ecológico Olhos d’Água: portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h.​

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.