Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Conselho de Ética abre processo que pode cassar deputado por ofensas a Gleisi

Gilvan da Federal foi suspenso em maio deste ano por três meses após falas contra a ministra

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
O deputado federal Gilvan está suspenso do mandato por três meses desde maio Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados - 06/05/2025

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira (8) o processo que pode cassar o mandato do deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) por ofensas contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

O pedido de punição a Gilvan foi apresentado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no fim de abril. Em maio, Gilvan da Federal foi suspenso por três meses pelas falas contra a ministra.


LEIA MAIS

As declarações ofensivas aconteceram durante uma audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na Comissão de Segurança. Entre as falas, Gilvan chamou o líder do PT da Câmara, Lindbergh Farias (RJ), de “lindinho” e empregou a palavra “prostituta” contra Gleisi.

“Na época em que esse ex-presidiário [o presidente Lula] foi preso, eu estava na Polícia Federal, e chovia ataques à PF pelo pessoal do PT. Por exemplo, da senadora Gleisi Hoffmann. Hoje, elogiam a PF porque temos um diretor-geral petista. Na Odebrecht, existia uma planilha de pagamento de propina a políticos. Eu citei aqui o nome ‘Lindinho’ e ‘Amante’, que devia ser uma prostituta do caramba. Teve até deputado que se revoltou. Ou seja, a carapuça serviu”, declarou Gilvan.


Durante a Operação Lava Jato, investigações afirmaram que o apelido “Amante” foi dado por integrantes da Odebrecht à ministra Gleisi. A informação saiu em uma espécie de “lista” da empresa.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.