Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Conselho do MPF investiga citações a Paulo Gonet em mensagens de Daniel Vorcaro

A abertura do procedimento ocorre após uma representação do partido Novo; Gonet tem até dez dias para se manifestar

Brasília|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Agora, Gonet tem até dez dias para se prestar esclarecimentos; PGR ainda não se manifestou sobre o caso Rosinei Coutinho/STF - 23.05.2026

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) instaurou, nesta sexta-feira (4), um procedimento interno para apurar as citações ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, em mensagens que constam nas investigações da Polícia Federal sobre o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

A abertura do procedimento ocorre após uma representação apresentada por parlamentares do partido Novo. Agora, Gonet tem até dez dias para se manifestar. A PGR ainda não se manifestou sobre o caso.


No ofício enviado ao CSMPF, os deputados do partido argumentam que parte do material colhido pela PF aponta interlocuções que teriam como destinatários o próprio chefe da PGR ou membros de seu núcleo familiar, incluindo referências a tratativas de contatos e até a um convite para um evento no exterior destinado a um familiar de Gonet.

Leia Mais

Os parlamentares não apontam prática de crime por parte do procurador-geral, mas defendem que há uma questão institucional relevante que exige análise regulamentar.


A medida ocorre após relatório da PF (Polícia Federal) que aponta uma suposta relação entre o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

O relatório também mostra supostas ligações entre o ex-banqueiro com Paulo Gonet, e com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.


Caso

Mensagens extraídas do celular de Daniel Vorcaro pela Polícia Federal, tornadas públicas na última terça-feira (1º) pelo ministro André Mendonça, relator do caso no STF, apontam que ex-banqueiro teria buscado o auxílio de Alexandre de Moraes para obter informações e tentar frear medidas que atingiam o Banco Master.

De acordo com investigações da PF, Moraes teria acessado e modificado uma minuta de contrato de prestação de serviços jurídicos firmada entre o Banco Master e o escritório de advocacia da mulher dele, Viviane Barci de Moraes. O acordo previa o montante de R$ 131 milhões em honorários.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.