Brasília De Taxista Samuray a Wolverine: veja os candidatos mais inusitados das eleições de 2022

De Taxista Samuray a Wolverine: veja os candidatos mais inusitados das eleições de 2022

Candidatos escolheram nomes e campanhas criativas para chamar a atenção do eleitor; nenhum dos citados na lista se elegeu

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Candidatos usaram nomes inusitados para chamar a atenção do eleitor

Candidatos usaram nomes inusitados para chamar a atenção do eleitor

Montagem/Arte R7 - 30.9.2022

Diversos candidatos das eleições que ocorreram neste domingo (2) chamaram a atenção pelos perfis e propagandas inusitadas. Eles optaram por nomes de urna diferentes, que envolvem personagens de filmes e figuras conhecidas pela população. O pleito deste ano ocorreu para os cargos de deputado federal, estadual, distrital (para o Distrito Federal), senador, governador e presidente da República. Confira abaixo alguns candidatos com perfis cômicos:

Paulo Bosta

Paulo Sérgio Silvestre é de Jaú (SP) e foi candidato ao cargo de deputado estadual. Ele não foi eleito. Paulo é empresário e comercializa adubo orgânico aviário a granel desde 2009. Ele se popularizou pelo nome "empresário de merda". Nas eleições deste ano, o candidato teve o nome aprovado após uma votação no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), denominando-se "Paulo Bosta" (Avante).

Taxista Samuray

Severino Cardoso Sobrinho é de Pernambuco e tentou o cargo de deputado estadual pelo Republicanos, para o qual não foi eleito. O fã de Bruce Lee ficou famoso ao publicar um vídeo fazendo as acrobacias com uma nunchaku, arma feita com duas hastes ligadas por uma corrente. Ele fez campanha pelas redes sociais, onde divulgava o número de urna enquanto fazia movimentos com o equipamento.

Fatima do Churrasquinho (que é cabeleireira)

Fatima Nascimento Alexandre nasceu em Praia Grande (SP) e se candidatou ao cargo de deputada estadual pelo PMB, para o qual não foi eleita. Apesar do nome de candidatura, Fatima do Churrasquinho informa sua ocupação como cabelereira. Ela justifica que vendia comida caseira antes da candidatura. A página oficial da candidata é no Facebook, onde ela se apresenta como "Candidata Povão".

Dário 4e20

Dário Ricardo Braga nasceu em Belo Horizonte e tentou se eleger ao cargo de deputado federal por Minas Gerais pelo PSOL. O candidato viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo sobre a legalização de drogas nas redes sociais. Com direito a dancinhas populares na internet, foi compartilhado por diversas páginas. Ele também não foi eleito.

Policial Skatista

Edson Munis nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e tentou o cargo de deputado estadual por São Paulo pelo Solidariedade, para o qual não foi eleito. O candidato é policial do 53º Batalhão da Polícia Militar e é conhecido no município por andar de skate e participar de eventos que envolvem o esporte. Ele decidiu usar o nome para a candidatura e realizou campanha fardado e acompanhado de um skate.

Quem-Quem

Francisco das Chagas Costa Oliveira (PP), de 51 anos, é nascido em Teresina e tentou, sem êxito, ser eleito deputado estadual. Além do nome curioso, Quem-Quem fez um vídeo com uma versão da música Thriller, de Michael Jackson. Assim como no caso de Dário, o vídeo repercutiu e ganhou muitas visualizações e comentários nas redes sociais.

Átila Nunes 007

Átila Nunes é jornalista e advogado. Ele foi candidato ao cargo de deputado estadual pelo Rio de Janeiro. Apesar de não ser eleito, ficou conhecido após ter publicado um vídeo como se estivesse dentro de um avião, conversando com o personagem James Bond. Com edição e jogo de câmeras, Nunes usou o vídeo para informar o seu número de urna, que terminava em 007, como o conhecido número do agente secreto do cinema.

Arlequina Cosplay

Isabel Aline Rosa nasceu em Jundiaí, município de São Paulo, e foi candidata ao cargo de deputada federal pelo estado natal. Ela escolheu o nome de Arlequina Cosplay (imitadora da Arlequina) por se vestir como a personagem da DC Comics. A ex-candidata de 36 anos, que não venceu as eleições, é vinculada ao PMB e se apresenta como defensora do cosplay (caracterização como personagens de desenhos animados e animês).

Wolverine do TikTok

Juracilde de Lima Pinto nasceu em Catolândia, na Bahia, e concorreu ao cargo de deputado estadual em São Paulo pelo PTB. Ele ficou conhecido pela semelhança com o personagem da Marvel Wolverine, dos X-Men, e passou a fazer vídeos para as redes sociais. O candidato optou por usar o nome de urna Wolverine do TikTok e manteve os vídeos da campanha caracterizado como o personagem.

* Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas