STF

Brasília Deputados dizem que entrarão com habeas corpus para Zé Trovão

Deputados dizem que entrarão com habeas corpus para Zé Trovão

Declaração ocorreu no Palácio do Planalto após reunião com o presidente Jair Bolsonaro e caminhoneiros

  • Brasília | Maurício Ferro, do R7, em Brasilia

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO) entra com um habeas corpus  a favor do caminhoneiro Zé Trovão

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO) entra com um habeas corpus a favor do caminhoneiro Zé Trovão

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados - 09.06.2020

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL-GO), ex-líder do governo na Câmara, afirmou na tarde desta quinta-feira (9) que está entrando com um habeas corpus (pedido de liberdade) preventivo a favor do caminhoneiro Zé Trovão

"Fruto da nossa conversa e também de tudo aquilo que a população brasileira sinalizou quando foi às ruas neste feriado de 7 de Setembro, quando comemoramos 199 anos da nossa independência e nossa luta pelas liberdades individuais, em particular a liberdade de ir e vir, a liberdade de culto e a liberdade de expressão, nós tomamos a decisão, (...) vamos impetrar um habeas corpus (...) para garantir a liberdade do Zé Trovão", afirmou.

 

Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o congressista deu a declaração no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, ao lado dos deputados federais Bibo Nunes (PSL-RS) e Carla Zambelli (PSL-SP) e de um grupo de caminhoneiros.

Zé Trovão teve a prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ameaças à democracia. Moraes é o principal alvo de críticas de Bolsonaro e manifestantes favoráveis ao governo federal. 

Vitor Hugo disse esperar que mais deputados federais do PSL também assinem o pedido de liberdade para Zé Trovão. Disse, ainda, esperar que integrantes de outros Poderes (Legislativo e Judiciário) também endossem a solicitação para que haja pacificação.

"É o gesto que nós faremos esperando que os outros componentes da Praça dos Três Poderes também façam gestos em prol da pacificação e da harmonia necessária entre os Poderes para que haja autocontenção dos Poderes em face das atribuições dos demais. É o que todos nós queremos", afirmou o deputado federal.

Últimas