Distritais entregam relatório final da CPI do 8/1 para presidente do Tribunal de Justiça do DF
Desembargador Cruz Macedo disse que vai analisar e encaminhar o texto ao MP; documento é resultado de nove meses de comissão
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, Brasília

Os deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal entregaram nesta quinta-feira (21) o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJ-DFT). A comissão investigou as manifestações de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes.
O documento foi entregue ao presidente do tribunal, desembargador Cruz Macedo, pelo relator e pelo presidente da CPI, deputados Hermeto (MDB) e Chico Vigilante (PT), respectivamente.
Para Vigilante, a entrega é um "passo importante" após o fim das investigações da Câmara Legislativa. “Sei do compromisso do presidente do TJ-DFT com a democracia e, por isso, ele foi o primeiro a receber o relatório final. Foram 9 meses e 20 dias de trabalho. O documento aponta os responsáveis pelo ataque à democracia, no dia 8 de janeiro”, declarou o parlamentar.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Relator da CPI, Hermeto disse que a entrega é o passo inicial para que os responsáveis pela depredação na Esplanada sejam punidos. "Entregamos uma peça pronta e aprofundada sobre os atos antidemocráticos. O documento vai contribuir muito com a Justiça local e federal”, afirmou.
Cruz Macedo revelou que recebeu o documento "com satisfação" e que vai analisar o relatório e encaminhar o texto ao Ministério Público.
