Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Distrito Federal lidera ranking nacional de vacinação em crianças 

A capital já vacinou 77% dos bebês contra poliomielite com até 12 meses de idade, mas o número ainda é distante do ideal 

Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília

Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde
Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde

Dados do Ministério da Saúde mostraram que o Distrito Federal lidera o ranking nacional em aplicação da vacina pentavalente e contra a poliomielite em crianças. A capital federal já vacinou 77% dos bebês com até 12 meses de idade. 

Os números que evidenciam a ampla cobertura vacinal se devem ao trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família e do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No DF, são 129 salas em funcionamento com os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que houve o dobro de cadastros do SUS neste ano."Vejam que, mesmo com a pandemia, saímos de 700 mil pessoas cadastradas pelas equipes de Saúde da Família em 2019 para 1,3 milhão em 2022", disse a secretária, enfatizando que o número ajuda a monitorar as vacinas.

Brasil ainda está distante

Publicidade

Apesar do DF ocupar o primeiro lugar na vacinação de crianças, a gerente substituta de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, alertou que o número ainda está distante do que é esperado no país.

"O Brasil, de maneira geral, não tem alcançado a cobertura indicada, que é de 95% da população vacinável", sinalizou.

Publicidade

Durante a campanha de vacinação contra o sarampo, era aguardada a imunização de 19,5 mil crianças de seis meses a 1 ano. Porém, apenas 43,8% se protegeram contra a doença. "A vacinação é necessária para que doenças que já estavam eliminadas não voltem a circular."

Na campanha da influenza, até o dia 17 de junho, foram imunizadas 31,1% das crianças de seis meses a 5 anos. A rede pública oferece imunizantes contra a hepatite, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola, tétano, varicela e outras.

Publicidade

O calendário de vacinação do DF prevê 27 doses de vacinas para crianças de até quatro anos e imunizações para adolescentes, adultos, gestantes, puérperas e idosos.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.