Brasília Distrito Federal lidera ranking nacional de vacinação em crianças 

Distrito Federal lidera ranking nacional de vacinação em crianças 

A capital já vacinou 77% dos bebês contra poliomielite com até 12 meses de idade, mas o número ainda é distante do ideal 

  • Brasília | Paloma Castro*, do R7, em Brasília

Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde

Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde

Divulgação

Dados do Ministério da Saúde mostraram que o Distrito Federal lidera o ranking nacional em aplicação da vacina pentavalente e contra a poliomielite em crianças. A capital federal já vacinou 77% dos bebês com até 12 meses de idade. 

Os números que evidenciam a ampla cobertura vacinal se devem ao trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família e do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No DF, são 129 salas em funcionamento com os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.


A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou que houve o dobro de cadastros do SUS neste ano."Vejam que, mesmo com a pandemia, saímos de 700 mil pessoas cadastradas pelas equipes de Saúde da Família em 2019 para 1,3 milhão em 2022", disse a secretária, enfatizando que o número ajuda a monitorar as vacinas.

Brasil ainda está distante

Apesar do DF ocupar o primeiro lugar na vacinação de crianças, a gerente substituta de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, alertou que o número ainda está distante do que é esperado no país.

"O Brasil, de maneira geral, não tem alcançado a cobertura indicada, que é de 95% da população vacinável", sinalizou.

Durante a campanha de vacinação contra o sarampo, era aguardada a imunização de 19,5 mil crianças de seis meses a 1 ano. Porém, apenas 43,8% se protegeram contra a doença. "A vacinação é necessária para que doenças que já estavam eliminadas não voltem a circular."

Na campanha da influenza, até o dia 17 de junho, foram imunizadas 31,1% das crianças de seis meses a 5 anos.  A rede pública oferece imunizantes contra a hepatite, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola, tétano, varicela e outras.

O calendário de vacinação do DF prevê 27 doses de vacinas para crianças de até quatro anos e imunizações para adolescentes, adultos, gestantes, puérperas e idosos.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas