Doadores de sangue O negativo têm atendimento preferencial no Hemocentro do DF até o dia 23
Medida foi adotada devido ao baixo estoque do tipo sanguíneo; Hemocentro abastece toda a rede de saúde pública
Brasília|Do R7, com informações Agência Brasília
Os doadores de sangue O negativo receberão senha preferencial no Hemocentro de Brasília até o dia 23 de novembro. A medida ocorre devido aos estoques críticos de sangue na unidade. Até o momento, a média diária de doações está em 118, abaixo da média ideal de 180 doações por dia, necessária para garantir a segurança dos estoques.
Segundo a gerente de captação de doadores do Hemocentro, Kelly Barbi, o objetivo é fortalecer os estoques.
Veja Mais
“Atualmente [estoques] estão críticos para diversos tipos sanguíneos, mas, principalmente, para O negativo e O positivo. Lembramos que, neste mês, temos quatro feriados, e o primeiro deles já contribuiu para uma queda bastante expressiva nos níveis gerais dos estoques. É justamente nos feriados que temos uma demanda maior de transfusões, em virtude de acidentes e traumas. Mais do que nunca, o tipo O negativo é essencial, pois é doador universal e atende justamente esses casos”, explica.
O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas.
Atendimento
A senha preferencial para doadores de sangue O negativo será dada mediante a comprovação do grupo sanguíneo, por meio de cadastro no Hemocentro ou de um exame de tipagem sanguínea. A medida busca otimizar o atendimento e priorizar as necessidades emergenciais, garantindo que o Hemocentro possa atender à alta demanda desses pacientes, especialmente em períodos críticos.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Agendamento
Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve Covid-19 precisa aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. Para a dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.
É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligar para o telefone 160 (opção 2), porém é possível realizar encaixes dependendo da disponibilidade de vagas no dia.