Dose de reforço será apenas com Janssen ou AstraZeneca no DF
Mudança a partir desta sexta se deve a baixo estoque de vacina Pfizer; Saúde aguarda chegada de novas remessas do imunizante
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
Diante da redução das doses de imunizantes da Pfizer/Biontech disponíveis em estoque, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que a dose de reforço será feita apenas com vacinas da Janssen ou Oxford/AstraZeneca. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (11).
Adultos a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose de alguma das vacinas para Covid-19 há pelo menos quatro meses receberão a terceira dose da AstraZeneca ou Janssen, independentemente do fármaco aplicado anteriormente. Para quem tomou duas doses da vacina da Janssen, o reforço é ministrado com intervalo de dois meses.
Reserva
O reforço com as doses remanescentes da Pfizer será reservado às grávidas e puérperas. A mulher precisa levar um exame que comprove a gestação. Quem recebeu primeira dose da Pfizer também receberá segunda dose dessa marca. As aplicações também serão administradas em adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos.
Quem ainda não tomou nenhuma vacina poderá optar pelas doses da Janssen, AstraZeneca ou CoronaVac. A secretaria conta com 66.690 doses do imunizante na Rede de Frio Central, além do que já está nos locais de vacinação. Antes da mudança, a população podia até mesmo escolher com qual vacina seria a dose de reforço. A orientação é de que seja aplicado um imunizante de fabricante diferente das aplicações anteriores.
Vacinação infantil
A vacinação infantil continua sem alterações. Crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com CoronaVac. As de 5 anos ou imunossuprimidas recebem a versão infantil do imunizante da Pfizer-BioNTech. O DF tem 24,6mil doses de Pfizer infantil no estoque. A capital tem 473,3 mil doses da CoronaVac também para adultos.
O painel do Vacinômetro aponta que 79% do público apto à imunização no DF já receberam pelo menos duas doses de imunizantes.