Em investigação sobre venda de sentenças, Zanin mandou afastar juiz do Mato Grosso
Ministro do STF determinou afastamento do juiz Ivan Lúcio Amarante; Zanin também ordenou bloqueio de valores dos investigados
Na investigação da Polícia Federal sobre um esquema de venda de decisões judiciais no TJ-MT (Tribunal de Justiça do estado de Mato Grosso) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Cristiano Zanin determinou o afastamento do juiz Ivan Lúcio Amarante de suas funções e a proibição de ele se ausentar do país e de acessar as dependências do TJ-MT.
A reportagem tenta contato com o magistrado. Foi determinado, ainda, o bloqueio de valores dos investigados. Em manifestação, a Procuradoria-Geral da República se posicionou favoravelmente em relação às medidas implementadas.
Leia Mais
Nesta quinta-feira (29), uma nova fase da operação da Polícia Federal que investiga a existência de um grupo de assassinos de aluguel e a venda de sentenças no TJ-MT reteve cerca de R$ 30 milhões em bens e valores ligados à suposta organização.
Segundo as investigações, foi identificado um esquema de lavagem de dinheiro, montado para dissimular pagamentos milionários de “propinas” em troca de decisões judiciais proferidas por magistrado vinculado ao Tribunal.
Assassinos de aluguel
Nessa quarta-feira (28), a Polícia Federal prendeu cinco suspeitos de integrar o grupo responsável pelo assassinato do advogado Roberto Zampieri em Cuiabá (MT), ocorrido em dezembro de 2023. A corporação constatou que o crime teve relação com o esquema de venda de sentenças judiciais no TJ-MT.
A existência de um grupo armado de militares aposentados foi descoberto inicialmente pela Polícia Civil de Mato Grosso, mas não está no STF (Supremo Tribunal Federal) por acaso.
A investigação principal sobre a corrupção no Judiciário começou com a morte de Zampieri. O advogado atuava em causas de disputas milionárias de terras em Mato Grosso.
Leia também: Escândalos, briga por terras e mortes: a cronologia da venda de sentenças no STJ
As investigações iniciadas no estado já davam conta de que Zampieri tinha ótima relação com desembargadores e autoridades do Judiciário e apontavam negociações de decisões judiciais.
Na Polícia Federal, a superintendência de Mato Grosso realizou operações para apurar o envolvimento de juízes e conseguiu o afastamento de magistrados dos cargos.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















