Esplanada dos Ministérios fica fechada nesta quinta devido a manifestação indígena
Representantes de cerca de 200 povos estão em marcha pedindo por direitos dos povos e demarcação de terras
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
A Esplanada dos Ministérios estará fechada por toda esta quinta-feira (25) devido a uma marcha indígena prevista para começar às 15h, saindo do Eixo Ibero-Americano para o Eixo Monumental. A passeata reúne representantes de cerca de 200 povos do Brasil, que estão acampados no centro de Brasília desde segunda-feira (22). Eles reivindicam demarcação de terras e o fim da violência nos territórios. O bloqueio das vias de acesso começou às 23h59 desta quarta, nas vias S1 e N1, entre o buraco do tatu, na L2 Sul e Norte, e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar.
veja mais
A reabertura das vias está prevista para a noite, após dispersão do público e avaliação das autoridades de trânsito. Com os bloqueios, a Secretaria de Segurança Pública do DF recomenda que os motoristas circulem pelas avenidas L4 Sul e Norte e nas vias S2 e N2, que ficam atrás dos ministérios. Os estacionamentos dos prédios ministeriais também serão fechados. Aos servidores que trabalham na região, a pasta recomenda os demais bolsões de estacionamento, como o dos setores de Autarquia Norte e Sul.
Segundo a SSP, toda a região da Esplanada será monitorada com drones, câmeras e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília. Haverá reforço de policiamento na região, com equipes da PM e do Detran.
Reivindicação
Os grupos começaram a chegar em Brasília nesta segunda-feira (22). O 20º Acampamento Terra livre, maior evento de mobilização indígena do Brasil, fica na capital até sexta, quando há expectativa de representantes do grupo se encontrarem com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para falar sobre a cota de candidaturas indígenas nas eleições.
Entre as principais reivindicações da marcha estão o fim da violência nos territórios, demarcação de terras e os direitos dos indígenas.